Quem é adepto da vida ao ar livre, certamente coleciona experiências ou tem uma lista repleta de destinos para visitar e realizar atividades incríveis. Uma delas é o snorkeling, um esporte aquático que garante experiências fantásticas para quem curte turismo de natureza.

Para você viver essa aventura sem se preocupar com nenhum problema, vamos dar dicas sobre segurança e listar alguns locais ideais para se praticar o snorkeling. Vamos lá?

Prepare-se antes

Assim como qualquer atividade física, o snorkeling requer preparação prévia para que a aventura seja completa e inesquecível. O snorkeling é diferente do mergulho com cilindros de ar e da imersão em apneia, também conhecida como mergulho livre.

Trata-se de uma imersão parcial do rosto e do corpo utilizando-se um equipamento chamado snorkel, que permite a conexão com a superfície para respiração. Também é necessário o uso de máscara e nadadeiras. Por isso, conhecer bem as características da local, saber como extrair o melhor dos equipamentos e como se movimentar na água é fundamental.

Aventure-se com segurança

Você não precisa fazer um curso ou ter diploma de mergulhador de snorkeling profissional, a menos que deseje que essa seja sua nova profissão (quem sabe?). Para sua tranquilidade, há escolas e instrutores habilitados para facilitar a vida de qualquer pessoa que deseja experimentar esta atividade. Empresas e agências especializadas em turismo de natureza tiram isso de letra e garantem que seu passeio seja fantástico e muito seguro.

Esteja ao lado de quem conhece bem o local

Destinos exóticos oferecem uma infinidade de possibilidades e também de riscos. Por isso, estar amparado por profissionais sérios e capacitados para qualquer atividade ao ar livre, principalmente em terras desconhecidas, é essencial. Garantir sua segurança é o primeiro passo para ter sucesso em qualquer empreitada, por mais simples que ela possa parecer.

Quando se tem bom entendimento de como usar os equipamentos e algumas dicas sobre como respirar com ele, por exemplo, a prática fica fácil. Até mesmo crianças e pessoas que tinham medo de nadar superaram-se praticando essa atividade. Portanto, esteja ao lado de um bom profissional e deixe a aventura apenas para quando estiver apreciando a beleza dos peixes e dos corais.

Escolha o equipamento adequado para você

Apesar de ser um kit básico — snorkel, máscara e nadadeiras — os equipamentos certos e de qualidade são itens vitais para que a experiência seja incrível. Experimente todos eles e esteja confortável quando vesti-los.

É normal que a água pressione a máscara contra o seu rosto, mas isso deve ser suportável. As nadadeiras também devem estar certas nos pés — assim como seus sapatos. O snorkel deve ter um encaixe perfeito junto à máscara para que funcione plenamente.

Com relação às roupas: podem ser usadas roupas de banho que você já tem em casa, mas vale a pena pesquisar sobre a temperatura da água. Pode ser que valha a pena alugar um traje de mergulho adequado às condições do lugar.

Conheça os refúgios brasileiros para praticar Snorkeling

O Brasil oferece uma infinidade de destinos para os amantes do snorkeling e também para quem está a fim de experimentar e ver de perto a natureza existente sob águas cristalinas. Estes são alguns dos destinos para você se encantar com as belezas aquáticas de mares e rios sozinho, com amigos ou na companhia de toda a família:

Chapada Diamantina

As águas azuladas do Poço encantado e da Gruta Azul, não permitem banho, mas em compensação uma máscara e um snorkel são itens quase obrigatórios para quem vai à Lagoa e Gruta da Pratinha e para a visita ao Poço Azul!

Bonito – MS

Poderia se chamar “estonteante” esse lugar! São muitos os rios de águas cristalinas que se deve visitar com uma máscara a tira colo. Dentre eles, destaca se o Rio da Prata e a  Lagoa Misteriosa. Quem tiver mais tempo, pode esticar a viagem para conhecer outro destino turístico que fica bem perto, o Pantanal Matogrossense

Fernando de Noronha – PE

Com sua natureza protegida e exuberante, Noronha é um arquipélago com paisagem ideal para a prática de snorkeling — e até de mergulho avançado, caso seja esse o seu próximo passo.

Escolha um destino, procure por quem entende tudo sobre snorkeling e faça suas malas! Essa experiência certamente te dará a liberdade que você procura, com a segurança que você precisa.

Gostou do artigo? Então confira este post sobre os melhores lugares para praticar mergulho no Brasil!