Quando nos encantamos por algumas imagens de lugares vistos na televisão, logo pensamos como seria bacana poder visitar. Quem gostou do cenário e fotografia da novela Velho Chico, amará a rota turística que preparamos para você. Conheça os Caminhos do São Francisco e marque sua viagem para o próximo feriado ou para as próximas férias, é imperdível esse roteiro. 

Caminhos do São Francisco

O rio São Francisco passa por 5 estados, diversas cidades interessantes e bem aconchegantes. Por isso, ao seguir a rota Caminhos do São Francisco  a possibilidade de encontrar locais inusitados é grande. Fique de olho nas dicas que preparamos para você.

Delmiro Gouveia (Alagoas)

É aqui que fica localizada a Usina de Angiquinho, a primeira hidrelétrica do nordeste do Brasil. Mas não é apenas disso que a cidade vive. Em Delmiro Gouveia existe o cânion São Francisco, de onde se tem uma das vistas mais bonitas do roteiro Caminhos do São Francisco, vale a pena fazer um passeio de catamarã pelo rio.

Outro local interessante para se visitar em Delmiro Gouveia é o museu regional da cidade, onde ficam exposições de fotografias, documentos e cartas históricas, além de maquinários antigos da indústria têxtil que tinha por lá.

Piaçabuçu (Alagoas)

A cidade de Piaçabuçu é onde um dos maiores espetáculos da natureza acontece, onde o Rio São Francisco deságua no oceano. Piaçabuçu é dona de várias praias paradisíacas. Com diversas dunas e águas tranquilas, as praias do município são um charme a parte. Outro local que vale uma visita é o Centro Cultural João Ferreira da Silva.

Piranhas (Alagoas)

A cidade de Piranhas ocupa a nomeação de Patrimônio Histórico Nacional e é onde se inicia a Rota do Cangaço. Em Piranhas há o desfecho da história de Lampião e seus aliados, pois foi na cidade que suas cabeças foram expostas em praça pública.  A cidade proporciona diversas paisagens maravilhosas ao visitante, principalmente, por estar as margens do Rio São Francisco. 

Paulo Afonso (Bahia)

Seguindo para a Bahia, onde o Rio São Francisco passa, a cidade de Paulo Afonso tem diversas atrações como: a Igreja São Francisco de Assis, Praça das Mangueiras, Raso da Catarina, o Museu Casa de Maria Bonita e ainda esculturas incríveis como o Touro e a Sucuri, que contam lendas da região. A reserva ecológica Raso da Catarina, por exemplo, fez parte das filmagens da novela Velho Chico. Na trama foram mostrados os cânions e grande parte da flora local, com paisagens de tirar o fôlego. 

São Francisco do Conde (Bahia)

Já em São Francisco do Conde a atração fica por conta de sua parte histórica. O Convento de Santo Antônio e a Fazenda de Grotas. O conjunto arquitetônico da cidade composto por várias casas, engenhos e igrejas, foi palco das gravações da novela Velho Chico, chamando a atenção por suas paisagens exuberantes.

Há diversas cidades interessantes e importantes no roteiro Caminhos do São Francisco, que com as gravações da novela Velho Chico ficaram ainda mais em evidência.

E você, já resolveu por qual cidade iniciará a rota turística Caminhos do São Francisco? Tanto em Alagoas como na Bahia há roteiros turísticos imperdíveis que valem a pena serem conferidos.  Não se esqueça de deixar seu comentário no post para sanar suas dúvidas ou contando como foi essa impressionante viagem.