Atins fica na foz do Rio preguiças e é o ponto de partida para uma das mais incríveis aventuras no mundo. Com uma paisagem única que mescla dunas e lagoas cristalinas a perder de vista, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abriga as comunidades de pescadores de Baixa Grande e Queimada dos Britos.

Este cenário já foi palco de filmes como “Casa de Areia” e estas comunidades recebem os viajantes para dormir em redes.  A travessia completa é feita em 3 dias. Acompanhe o vídeo como funciona o primeiro dia ou clique nos links para ver o segundo ou o terceiro dia.

Para ter acesso a vídeo-dicas semanalmente, inscreva-se em nosso canal Youtube . Já foram publicados as séries sobre a Chapada Diamantina (veja playlist aqui) , Jericoacoara (aqui) e Delta do Paranaíba (aqui).   

De Atins à Baixa Grande – 1º dia de travessia

“Olá sou Jota Marincek contando tudo sobre 1° dia de trekking da travessia dos Lençóis Maranhenses.

O 1° dia de trekking nos Lençóis Maranhenses vai de Atins a Baixa Grande. Deve-se sair em veículos 4×4 até a foz do rio Negro.

A partir dali, transportamos as bagagens para os carregadores. Seguimos caminhando pelas duna tomando banho de lagoas e vendo paisagens incríveis.

Uma dica importante para esse 1° dia é não descuidar da proteção em relação ao sol. Vocês vão começar a caminhar um pouco mais tarde por causa do deslocamento que é feito de carro até chegar foz do rio Negro, e o sol pode ser um grande estorvo se você não cuidar dele nesse 1° dia.

Protetor solar, roupas com proteção UV, chapéu ou boné, são muito importantes para que você tenha uma travessia confortável.

Ao final de aproximadamente 8km, chegaremos em Baixa Grande. Um pequeno vilarejo com poucas famílias que nos recebe para almoço e pernoite. Baixa Grande é como um oásis no meio dos Lençóis Maranhenses.

Alí você tem um pouco de vegetação as casinhas dos moradores e você aproveitar sua tarde interagindo com as pessoas que vivem ali, conhecendo o modo de vida, vendo os animais que vivem ali com eles e no fim da tarde dá um pulinho até a duna mais próxima para ver um bonito pôr do sol.

É isso aí, Venturas Viagens contando tudo sobre 1° dia de trekking da travessia dos Lençóis Maranhenses.”

Pacotes de viagem para o Lençóis Maranhenses

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: Cine Travel

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper

Animação de mapas: Luis Alberto Miranda