Você está visualizando atualmente Snorkeling: 5 dicas para praticar com segurança

Snorkeling: 5 dicas para praticar com segurança

Quem é adepto da vida ao ar livre, certamente coleciona experiências ou tem uma lista repleta de destinos para visitar e realizar atividades incríveis. Uma delas é o snorkeling, um esporte aquático que garante experiências fantásticas para quem curte turismo de natureza.

Para você viver essa aventura sem se preocupar com nenhum problema, vamos dar dicas sobre segurança e listar alguns locais ideais para se praticar o snorkeling. Vamos lá?

Prepare-se antes

Assim como qualquer atividade física, o snorkeling requer preparação prévia para que a aventura seja completa e inesquecível. O snorkeling é diferente do mergulho com cilindros de ar e da imersão em apneia, também conhecida como mergulho livre.

Trata-se de uma imersão parcial do rosto e do corpo utilizando-se um equipamento chamado snorkel, que permite a conexão com a superfície para respiração. Também é necessário o uso de máscara e nadadeiras. Por isso, conhecer bem as características da local, saber como extrair o melhor dos equipamentos e como se movimentar na água é fundamental.

Aventure-se com segurança

Você não precisa fazer um curso ou ter diploma de mergulhador de snorkeling profissional, a menos que deseje que essa seja sua nova profissão (quem sabe?). Para sua tranquilidade, há escolas e instrutores habilitados para facilitar a vida de qualquer pessoa que deseja experimentar esta atividade. Empresas e agências especializadas em turismo de natureza tiram isso de letra e garantem que seu passeio seja fantástico e muito seguro.

Esteja ao lado de quem conhece bem o local

Destinos exóticos oferecem uma infinidade de possibilidades e também de riscos. Por isso, estar amparado por profissionais sérios e capacitados para qualquer atividade ao ar livre, principalmente em terras desconhecidas, é essencial. Garantir sua segurança é o primeiro passo para ter sucesso em qualquer empreitada, por mais simples que ela possa parecer.

Quando se tem bom entendimento de como usar os equipamentos e algumas dicas sobre como respirar com ele, por exemplo, a prática fica fácil. Até mesmo crianças e pessoas que tinham medo de nadar superaram-se praticando essa atividade. Portanto, esteja ao lado de um bom profissional e deixe a aventura apenas para quando estiver apreciando a beleza dos peixes e dos corais.

Escolha o equipamento adequado para você

Apesar de ser um kit básico — snorkel, máscara e nadadeiras — os equipamentos certos e de qualidade são itens vitais para que a experiência seja incrível. Experimente todos eles e esteja confortável quando vesti-los.

É normal que a água pressione a máscara contra o seu rosto, mas isso deve ser suportável. As nadadeiras também devem estar certas nos pés — assim como seus sapatos. O snorkel deve ter um encaixe perfeito junto à máscara para que funcione plenamente.

Com relação às roupas: podem ser usadas roupas de banho que você já tem em casa, mas vale a pena pesquisar sobre a temperatura da água. Pode ser que valha a pena alugar um traje de mergulho adequado às condições do lugar.

Conheça os refúgios brasileiros para praticar Snorkeling

O Brasil oferece uma infinidade de destinos para os amantes do snorkeling e também para quem está a fim de experimentar e ver de perto a natureza existente sob águas cristalinas. Estes são alguns dos destinos para você se encantar com as belezas aquáticas de mares e rios sozinho, com amigos ou na companhia de toda a família:

Chapada Diamantina

As águas azuladas do Poço encantado e da Gruta Azul, não permitem banho, mas em compensação uma máscara e um snorkel são itens quase obrigatórios para quem vai à Lagoa e Gruta da Pratinha e para a visita ao Poço Azul!

Bonito – MS

Poderia se chamar “estonteante” esse lugar! São muitos os rios de águas cristalinas que se deve visitar com uma máscara a tira colo. Dentre eles, destaca se o Rio da Prata e a  Lagoa Misteriosa. Quem tiver mais tempo, pode esticar a viagem para conhecer outro destino turístico que fica bem perto, o Pantanal Matogrossense

Fernando de Noronha – PE

Com sua natureza protegida e exuberante, Noronha é um arquipélago com paisagem ideal para a prática de snorkeling — e até de mergulho avançado, caso seja esse o seu próximo passo.

Escolha um destino, procure por quem entende tudo sobre snorkeling e faça suas malas! Essa experiência certamente te dará a liberdade que você procura, com a segurança que você precisa.

Gostou do artigo? Então confira este post sobre os melhores lugares para praticar mergulho no Brasil!

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário