Deserto mais alto e árido do mundo, com dez vezes menos incidência de chuva do que o Saara, altitudes que ultrapassam os 4 mil metros, ar seco e temperaturas de gigantescas variações. Sim, pode parecer inóspito, mas o Atacama oferece excelentes estradas, atrativos bem estruturados, ótimos hotéis e uma vila – San Pedro – charmosa e repleta de bares e restaurantes que servem desde suculentas carnes de lhama a saborosas variações veganas à base de quinoa.

Por ali, enquanto alguns se aquecem das gélidas manhãs pelo vapor dos Gêiseres del Tatio, outros, com sol a pino, se encorajam para o banho na Laguna Cejar, onde a alta concentração de sal garante a tradicional foto “flutuando” sob a superfície da água. As Lagunas altiplânicas encantam pelo entrosamento linear entre o vermelho de suas rochas e o azul das suas águas. Salares povoados de flamingos e uma porção de vulcões por todo lado.

Para o Vale da Lua fica a missão, sempre bem sucedida, de atrair os viajantes para o pôr-do-sol mais de outro planeta que o nosso planeta pode oferecer. Definitivamente o Atacama é para todos, e não há quem não se apaixone pelo dia e pela noite do deserto, sempre tomada por uma vastidão de estrelas.

Tierra Atacama Boutique Hotel & Spa

Em meio ao deslumbrante cenário de salares e vulcões, o Tierra Atacama está na vanguarda do movimento do uso de energia renovável em hotéis de luxo. Dono dos selos Virtuoso e Unique Lodges of the World by National Geographic, oferece vista privilegiada para o majestoso Licancabur. Seu projeto arquitetônico e paisagismo foram desenhados por alguns dos mais criativos talentos do Chile e tem como base a integração da construção à paisagem. A decoração finaliza o conceito de aconchego e oásis em meio ao mais árido deserto do planeta. Possui sistema All Inclusive, com expedições diárias e refeições gourmet. Piscina, jacuzzi e o “SPA UMA” com tratamentos e banhos hidroterápicos, dão o toque final para garantir que seu tempo aqui seja valorizado e repleto de lembranças extraordinárias.

Explora Atacama

Integrante da Gold List 2018 da conceituada Condé Nast Traveler, que lista os melhores hotéis do planeta, o Explora Atacama foi construído com o intuito de ligar o homem ao espaço temporário, presente e passado, e aos mistérios da natureza. É recheado de cantinhos projetados em harmonia com a estética da área e com vistas para a cordilheira dos Andes. Os detalhes e a simplicidade, combinada ao luxo das verdadeiras alegrias da vida são elementos centrais do Explora. Com sistema all inclusive e ampla gama de expedições diárias, oferece SPA com jacuzzi e piscinas externas como um convite ao relaxamento no final dos dias; enquanto que ao cair da noite a melhor programação é se deleitar com o céu mais limpo da terra a partir do observatório do próprio hotel.

Sugestão Venturas – Extensão Salar de Uyuni – Bolívia

Figurinha constante no topo da “wish list” da maioria dos viajantes, o Salar de Uyuni é sem sombra de dúvida um dos lugares mais inverossímeis da terra. Com uma área de 12 mil km² e altitude acima dos 3 mil metros, o maior e mais alto deserto salgado do mundo concentra aproximadamente 10 bilhões de toneladas de sal e oferece a indescritível sensação de se estar em outro planeta. Resultado da lenta evaporação de lagos salgados há milhares de anos atrás, o que se vê hoje é um imensurável mar branco, uma imensidão plana aonde se formam grandes espelhos d´agua capazes de transformar qualquer indivíduo na mais alegre e lépida das crianças, incansável nas brincadeiras de perspectiva para fotos e filmes que ficarão para sempre eternizados na memória.

Melhor época: ano inteiro / Para o salar espelhado: fevereiro e março

Pacotes de viagem para o Atacama