Você está visualizando atualmente Conheça a Chapada das Mesas e surpreenda-se com esse lugar!

Conheça a Chapada das Mesas e surpreenda-se com esse lugar!

Cachoeiras incríveis, esculturas naturais gigantes, formações rochosas surpreendentes. E tudo isso em meio a uma vegetação exuberante. Gostou? Então a Chapada das Mesas pode ser o seu próximo destino de viagem!

Localizado no Maranhão, esse paraíso reúne lazer, aventura e muita contemplação. Para chegar até a Chapada das Mesas, você precisará voar até Imperatriz (MA). Depois serão mais 215km de estrada até Carolina (MA), com seu centro histórico charmoso que serve como base para os turistas, com segurança e comodidade.

Selecionamos alguns passeios para que você já possa entrar no clima dessa viagem deslumbrante. Confira!

Atrativos na Chapada Das Mesas

Cachoeiras São Romão e Prata

A 90km de Carolina e dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas, essas duas cachoeiras estão muito próximas e impressionam pelo volume de água. A Cachoeira São Romão é formada pelo rio Farinha, afluente do rio Tocantins. Pequenas trilhas possibilitam uma visão panorâmica do lugar e até um banho de rio.

Se o volume de água permitir, é possível ainda chegar na parte de trás da cascata. Emocionante! Já a Cachoeira do Prata é pura contemplação. De uma ponte pênsil, você poderá observar os 20 metros dessa caudalosa cascata.

Complexo Pedra Caída

Um santuário ecológico a 35km de Carolina. Trata-se de uma propriedade privada que oferece infraestrutura completa e uma série de passeios. Um dos mais procurados é o que leva exatamente à Cachoeira da Pedra Caída. A caminhada começa tranquila a partir do restaurante do complexo. Depois de alguns minutos, começa a aventura: a caminhada passa a ser dentro da água!

No final no cânion, ela está lá, deslumbrante. A Cachoeira da Pedra Caída tem 50 metros de altura e é formada por um rio que, ao entrar em um enorme buraco, simplesmente despenca, formando uma maravilhosa piscina natural. Uma visão deslumbrante!

Parque Itapecuru

A 33km do centro da cidade, conta com duas cascatas: Itapecuru e Itapecuruzinho, também conhecidas como gêmeas. Em alguns pontos, elas formam pequenas praias e ilhas naturais. Esse é um passeio mais tranquilo, em que você poderá aproveitar, com todo o conforto, uma paisagem incrível!

Parque Santa Bárbara

Localizado no município de Riachão, a 137km de Carolina. É no Parque Santa Bárbara que se encontra o famoso Encanto Azul, um poço de seis metros de profundidade com águas cristalinas e mornas. O acesso é por trilha íngreme, mas vale a pena. E aproveite para levar snorkel e apreciar a variedade de peixes do lugar.

No parque, também está localizada a Cachoeira Santa Bárbara. Seus 76 metros de altura dentro de um cânion são de tirar o fôlego!

Ilha dos Botes

Depois de tanta aventura, que tal relaxar em uma ilha a 5km de Carolina? Lá, você encontrará infraestrutura completa e poderá saborear a peixada preparada com peixe do Tocantins — caranha, barbado, pacu, piau, surubim.

A praia é muita limpa e própria para banho. Deite-se debaixo de uma palmeira e aproveite a brisa, enquanto aprecia as garças e marrecas da região.

Sim, a Chapada das Mesas é realmente um paraíso! Que tal compartilhar este post nas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre os encantos desse lugar incrível? Agora é só começar a planejar sua viagem. Se preferir viajar com mais segurança e conforto, procure por um roteiro pronto em uma empresa especializada!

Pacotes de viagem para Chapada das Mesas

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário