Você está visualizando atualmente O que é uma viagem fotográfica e por que fazer uma?

O que é uma viagem fotográfica e por que fazer uma?

Hoje em dia, quase todos os dispositivos móveis possuem excelentes câmeras embutidas. Como se não fosse o suficiente, existe uma infinidade de modelos de câmeras fotográficas no mercado. Esses aparelhos permitiram a difusão de um novo passatempo muito popular para quem não é profissional, a fotografia.

Contudo, para ter uma experiência mais completa na sua viagem fotográfica, é muito importante a presença de um fotógrafo. Ele é o profissional que vai orientar e dar dicas valiosas sobre como obter os melhores ângulos para as suas fotos ficarem incríveis.

Ficou interessado em saber melhor como funciona essa tal de viagem fotográfica e quer saber dicas de como viajar com um profissional e capturar boas fotos? Então, acompanhe este post!

O que é uma viagem fotográfica?

A viagem fotográfica é uma maneira de tirar fotos diversificadas de cenários dos lugares percorridos — incluindo aquelas que não são tão tradicionais assim, como as feitas em momentos do cotidiano e aleatoriamente.

É possível conseguir resultados incríveis conhecendo lugares belíssimos no Brasil e do mundo, apenas com uma máquina e um profissional competente que entende do assunto, dando dicas e explicando sobre como tirar belas fotos.

Geralmente, o foco é capturar a história e a tradição presentes no lugar e passar a emoção daquela região, mostrando o mundo por meio de uma outra visão. O que importa é a vontade de registrar na fotografia tudo o que os olhos do fotógrafo estão vendo.

Como funciona esse tipo de viagem?

A escolha do destino

Um dos primeiros passos é fazer o planejamento da viagem. Para isso, você deve escolher o destino: Brasil ou outro país no exterior? Ou seja, o foco é conhecer melhor e apresentar as belezas e a cultura do nosso país ou do estrangeiro?

Respondida essa pergunta, o próximo passo é pesquisar mais sobre o local escolhido: clima, melhor época para ir, como chegar, pontos turísticos etc. Lembre-se também de pesquisar o máximo de lugares que puder, já que existem regiões nem tão badaladas assim, mas que podem render excelentes cliques.

O uso dos equipamentos certos

O acompanhamento de um fotógrafo garante uma qualidade de fotos acima da média. Geralmente, esse especialista sabe indicar o uso dos recursos certos de cada equipamento, o que transforma meros cliques em belas fotos com alta precisão e resolução.

Ademais, não custa nada alertar sobre o cuidado que se deve ter no deslocamento e no transporte dos equipamentos, pois são itens frágeis. Por isso, se você for viajar de avião, e for levar os seus próprios itens, é importante não despachar lentes e câmeras. Elas devem ser levadas na bagagem de mão e ficar protegidas o suficiente para que não sofram danos.

A contratação de uma assistência para a viagem

Faça um seguro viagem. A maioria das agências de turismo oferece esse serviço. Essa cautela é essencial. Afinal, prevenir é muito melhor do que remediar o problema. O seguro garante que a viagem ocorra com tranquilidade.

Caso você leve o seu próprio equipamento, ele estará coberto contra eventuais furtos, roubos ou danos. Assim, se algo acontecer — e você estiver carregando aparelhos caros, por exemplo —, será ressarcido do prejuízo.

Além disso, existe também o seguro-saúde, que se faz pertinente caso você viaje para o exterior e sofra algum acidente físico ou tenha alguma indisposição.

As agências de viagem também podem oferecer pacotes turísticos especialmente com o intuito de levar seus clientes até os locais com cenários mais propícios e que rendam excelentes cliques. Algumas, inclusive, disponibilizam cursos de curta duração sobre o assunto.

Quais são os motivos para fazer uma viagem fotográfica?

Fazer os melhores registros

Uma viagem fotográfica vai além de posicionar a câmera e apertar o botão. Ela serve para capturar a arte por meio das lentes e passar emoção por um simples retrato. Assim, um dos objetivos que levam os viajantes a decidirem fazer uma viagem do tipo é querer capturar as melhores fotos em localidades diferentes e, ao mesmo tempo, conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Tudo supervisionado por um profissional competente.

Treinar habilidades de fotografia

Para quem não é fotógrafo profissional, muitas vezes capturar bons cliques se apresenta como um desafio, já que manusear os equipamentos fotográficos não é tão simples assim. Existem engrenagens, seletores, obturadores e uma gama de peças que são utilizadas para incrementar e dar maior qualidade para a foto.

Tirar uma fotografia de qualidade exige uma soma de fatores, como: luz certa, enquadramento, composição, objetos etc. Também há diversos tipos: digitais, instantâneas, compactas, do tipo SLR ou TLR, entre outros.

Tudo isso pode soar bastante complicado para um leigo ou para quem tem pouca experiência e está iniciando a prática. Por isso a importância de contar com um fotógrafo especializado. Esse profissional poderá simplificar a tarefa, tornando tudo mais agradável e fácil de aprender. E como mencionamos, existem agências que dispõem de bons profissionais para ajudá-lo nesse aspecto.

Aperfeiçoar o trabalho

Como vimos, tirar fotos não é tão simples quanto parece. Uma viagem fotográfica é um ótimo meio de praticar e aprimorar esse trabalho. A grande diversidade de aparelhagem e de técnicas exige o aprendizado constante. Essa é uma habilidade que vai sendo desenvolvida e aperfeiçoada com o tempo e com o auxílio de quem entende do assunto: um fotógrafo profissional. Por isso, a palavra-chave é: pratique!

Quais são os melhores destinos para uma viagem fotográfica no Brasil?

Lençóis Maranhenses (Maranhão)

Lençóis Maranhenses - Valdemir Cunha
Foto: Valdemir Cunha

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é berço de belíssimas paisagens que rendem cenários encantadores para fotos. O local é composto por dunas de areias que ultrapassam os 40 metros de alturas e lagoas que se formam com a água das chuvas que caem entre os meses de janeiro e julho, criando lindas piscinas naturais de vários tons.

Bonito e Pantanal (Região Centro-Oeste)

Ambos são alguns dos destinos mais belos do país e berços de um ecossistema riquíssimo e de santuário ecológico. É possível dividir a viagem entre esses dois lugares.

Bonito - André Turatti
Foto: André Turatti

No Pantanal, você pode fazer safári para observar as espécies animais em seu habitat e a diversidade da vegetação. Por sua vez, Bonito oferece atrações incríveis, como a Gruta do Lago Azul, o Rio da Prata e fazendas que buscam preservar o meio ambiente praticamente intocado. Com certeza, esses lugares vão render fotos encantadoras!

Parque Estadual do Cantão

Esta região ainda pouco conhecida dos brasileiros e dos turistas convencionais, o Parque Estadual do Cantão apresenta uma excelente oportunidade para quem pretende registrar vida selvagem.

Ilha do Bananal Cantão - Zé Paiva
Foto: Zé Paiva

Por estar localizada em uma zona de transição de 3 ecossistemas (Cerrado, Pantanal e Amazônia), esta região ao leste do estado do Tocantins e às margens do rio Araguaia, abriga uma gama variada de especies, sobretudo de aves, que transitam nestes três biomas.  

Chapada Diamantina (Bahia)

A Chapada Diamantina pode ser considerada um dos grandes destinos de ecoturismo do país. O parque tem cerca de 1.500 km² e é recheado de cavernas e grutas subterrâneas, cachoeiras, rios cristalinos, formações rochosas de cânions e outras atrações naturais.

A extensão e a grande diversidade de ecossistema fazem necessária a companhia de um guia para que a expedição se torne ainda mais proveitosa.

Podemos citar como atrações imperdíveis e que renderão cliques incríveis: Morro do Pai Inácio, Vale do Paty, Cachoeira da Fumaça (que é a segunda maior do Brasil), Poço Azul e Poço Encantado, Cachoeira do Buracão, Gruta da Torrinha, Vale do Capão, entre outros.

Pôr do sol no Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina
Entardecer no Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Como vimos, não é fácil escolher o melhor ângulo, acertar na iluminação e achar o enquadramento adequado. Tudo isso depende de uma série de técnicas e de habilidade. Afinal, tirar fotos criativas e de ótima qualidade em uma viagem fotográfica é a principal intenção dos viajantes fotógrafos!

A Venturas é uma agência de turismo que oferece roteiros ideais para quem quer fazer uma viagem fotográfica inesquecível. Então, aproveite que está por aqui e veja as opções de worskshop fotográfico especialmente preparadas para nossos clientes. Você pode escolher entre destinos nacionais e internacionais. Depois, é só cair na estrada!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Este post tem um comentário

  1. Theo

    Fotografia de viagem tem algumas dicas de equipamento aqui

Deixe um comentário