Você está visualizando atualmente Os 5 melhores destinos de ecoturismo no Brasil

Os 5 melhores destinos de ecoturismo no Brasil

O ano de 2018 tem muitos feriados e se você gosta de ecoturismo,  é bom já ir se organizando. Para isso a primeira coisa que você tem que fazer é escolher o seu destino. 

Se você está querendo fugir um pouco da inflação do dólar, a opção por um destino internacional é inviável. Sendo assim, que tal conferir alguns destinos dentro do nosso país? Aqui no Brasil, temos algumas das melhores opções de ecoturismo do mundo, sabia? Confira agora 5 destinos de ecoturismo no Brasil!

1. Chapada Diamantina (BA)

No interior da Bahia existe um paraíso. Localizado a 420 km de Salvador está o Parque Nacional da Chapada Diamantina e não pra menos que este destino está no topo desta lista. A diversidade de atrativos é grande e além de paisagens de tirar o fôlego, não faltam cachoeiras, grutas, trilhas para trekking e cavernas. A caverna da Torrinha já virou atração obrigatória para os visitantes, que se surpreendem com os seus cristais de até 60 cm.[

Fotos de paisagem do André Dib. Ecoturismo na Chapada Diamantina
Foto André Dib – Poço Encantado na Chapada Diamantina

2. Jalapão (TO)

O Parque Estadual do Jalapão vem se tornando o destino mais falado do Brasil. Tudo isso graças a novela global “Do Outro lado do paraíso” e é claro à sua incrível beleza intocada.  O local se mantem preservado pelo seu isolamento geográfico e pela dificuldade de acesso. As as estradas da região são todas de terra e depois das chuvas fica bem complicado trafegar sem um veículo 4 x 4.

Dentre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Velha, as famosas Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga e os muitos fervedouros de águas cristalinas brotam e impulsional o visitante para a superfície.

Ecoturismo no Jalapão é ver Dunas e veredas do cerrado
Uma paisagem surpreendente com dunas, buritizais e montanhas.

3. Bonito (MS)

Este município no interior do Mato Grosso do Sul talvez tenha sido o primeiro do Brasil que alcançou reconhecimento nacional como destino de ecoturismo. A cidade foi ganhadora de inúmeros prêmios da revista viagem e turismo como melhor destino de ecoturismo.

A maioria de seu atrativos são propriedades privadas e chama a atenção a preocupação com sustentabilidade e a organização para fazer as visitas.  As suas atrações naturais são inúmeras: cachoeiras, grutas, cavernas, araras e tucanos voando livremente e rios com as águas mais azuis e cristalinas que você vai ver em toda sua vida!

Se você quiser relaxar, esse é o lugar perfeito. Se quiser aventura, também! Você pode praticar mergulho, rapel, rafting, trekking em cenários que você ficarão na sua memória para o resto da vida. 

Ecoturismo: Cumplicidade de pai e filho adolescente em viagem a Bonito
Pai e filho curtindo a flutuação no Rio Sucuri . Foto: André Turatti

4. Chapada Dos Veadeiros (GO)

Um dos Parques Nacionais mais organizados do país é o da Chapada Dos Veadeiros. Detentor de uma grande biodiversidade, faz por merecer o título de “Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela UNESCO.

Com uma área de 65514 ha, o Parque se divide entre os municípios de Alto Paraíso de Goias (40%) e Cavalcante (60%).  O distrito de São Jorge, pertence a Alto paraíso e fica próximo à entrada do parque nacional. O turismo se concentrava mais na parte de São Jorge e Alto Paraíso, mas nos últimos anos, atrativos incríveis como a Cachoeira de Santa bárbara tem atraído mais pessoas para Cavalcante. 

Ecoturismo  na Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada Dos Veadeiros. Foto: Ion David
As águas da Cachoeira de Santa Bárbara com sua incrível coloração esverdeada na Chapada Dos Veadeiros. Foto: Ion David

5. Ilha Grande (RJ)

Quem acha que o Rio de Janeiro se limita somente a cidade maravilhosa, está muito enganado. Há muitas outras maravilhas espalhadas por esse belíssimo estado. Ilha Grande é uma delas. Localizada há menos de 3 horas da capital, Ilha Grande é um daqueles paraísos que depois que você visita fica se perguntando o porquê não foi antes. 

Grande parte do seu território é formado por reservas e áreas de proteção ambiental. Sendo assim, não faltam praias, rios e cachoeiras totalmente preservados para que você possa desfrutar. A ilha possui 11 opções de trilha de diferentes níveis, mas se você cansar em algum momento, sempre existe a opção de ir de barco. Além disso, é um dos principais pontos de mergulho do Rio de Janeiro por conta da sua fauna marinha exuberante. Vale a pena conferir.

Ecoturismo na Ilha Grande

Gostou de conhecer os melhores destinos de ecoturismo no Brasil? Já escolheu o seu destino para suas próximas férias? Então, entre em contato conosco! Certamente temos um roteiro que atende as suas expectativas.

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário