O ano de 2018 tem muitos feriados e se você gosta de ecoturismo,  é bom já ir se organizando. Para isso a primeira coisa que você tem que fazer é escolher o seu destino. 

Se você está querendo fugir um pouco da inflação do dólar, a opção por um destino internacional é inviável. Sendo assim, que tal conferir alguns destinos dentro do nosso país? Aqui no Brasil, temos algumas das melhores opções de ecoturismo do mundo, sabia? Confira agora 5 destinos de ecoturismo no Brasil!

1. Chapada Diamantina (BA)

No interior da Bahia existe um paraíso. Localizado a 420 km de Salvador está o Parque Nacional da Chapada Diamantina e não pra menos que este destino está no topo desta lista. A diversidade de atrativos é grande e além de paisagens de tirar o fôlego, não faltam cachoeiras, grutas, trilhas para trekking e cavernas. A caverna da Torrinha já virou atração obrigatória para os visitantes, que se surpreendem com os seus cristais de até 60 cm.[

Fotos de paisagem do André Dib. Ecoturismo na Chapada Diamantina
Foto André Dib – Poço Encantado na Chapada Diamantina

2. Jalapão (TO)

O Parque Estadual do Jalapão vem se tornando o destino mais falado do Brasil. Tudo isso graças a novela global “Do Outro lado do paraíso” e é claro à sua incrível beleza intocada.  O local se mantem preservado pelo seu isolamento geográfico e pela dificuldade de acesso. As as estradas da região são todas de terra e depois das chuvas fica bem complicado trafegar sem um veículo 4 x 4.

Dentre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Velha, as famosas Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga e os muitos fervedouros de águas cristalinas brotam e impulsional o visitante para a superfície.

Ecoturismo no Jalapão é ver Dunas e veredas do cerrado
Uma paisagem surpreendente com dunas, buritizais e montanhas.

3. Bonito (MS)

Este município no interior do Mato Grosso do Sul talvez tenha sido o primeiro do Brasil que alcançou reconhecimento nacional como destino de ecoturismo. A cidade foi ganhadora de inúmeros prêmios da revista viagem e turismo como melhor destino de ecoturismo.

A maioria de seu atrativos são propriedades privadas e chama a atenção a preocupação com sustentabilidade e a organização para fazer as visitas.  As suas atrações naturais são inúmeras: cachoeiras, grutas, cavernas, araras e tucanos voando livremente e rios com as águas mais azuis e cristalinas que você vai ver em toda sua vida!

Se você quiser relaxar, esse é o lugar perfeito. Se quiser aventura, também! Você pode praticar mergulho, rapel, rafting, trekking em cenários que você ficarão na sua memória para o resto da vida. 

Ecoturismo: Cumplicidade de pai e filho adolescente em viagem a Bonito
Pai e filho curtindo a flutuação no Rio Sucuri . Foto: André Turatti

4. Chapada Dos Veadeiros (GO)

Um dos Parques Nacionais mais organizados do país é o da Chapada Dos Veadeiros. Detentor de uma grande biodiversidade, faz por merecer o título de “Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela UNESCO.

Com uma área de 65514 ha, o Parque se divide entre os municípios de Alto Paraíso de Goias (40%) e Cavalcante (60%).  O distrito de São Jorge, pertence a Alto paraíso e fica próximo à entrada do parque nacional. O turismo se concentrava mais na parte de São Jorge e Alto Paraíso, mas nos últimos anos, atrativos incríveis como a Cachoeira de Santa bárbara tem atraído mais pessoas para Cavalcante. 

Ecoturismo  na Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada Dos Veadeiros. Foto: Ion David
As águas da Cachoeira de Santa Bárbara com sua incrível coloração esverdeada na Chapada Dos Veadeiros. Foto: Ion David

5. Ilha Grande (RJ)

Quem acha que o Rio de Janeiro se limita somente a cidade maravilhosa, está muito enganado. Há muitas outras maravilhas espalhadas por esse belíssimo estado. Ilha Grande é uma delas. Localizada há menos de 3 horas da capital, Ilha Grande é um daqueles paraísos que depois que você visita fica se perguntando o porquê não foi antes. 

Grande parte do seu território é formado por reservas e áreas de proteção ambiental. Sendo assim, não faltam praias, rios e cachoeiras totalmente preservados para que você possa desfrutar. A ilha possui 11 opções de trilha de diferentes níveis, mas se você cansar em algum momento, sempre existe a opção de ir de barco. Além disso, é um dos principais pontos de mergulho do Rio de Janeiro por conta da sua fauna marinha exuberante. Vale a pena conferir.

Ecoturismo na Ilha Grande

Gostou de conhecer os melhores destinos de ecoturismo no Brasil? Já escolheu o seu destino para suas próximas férias? Então, entre em contato conosco! Certamente temos um roteiro que atende as suas expectativas.