Embaixo da terra, no misterioso mundo subterrâneo, formações rochosas ganham cores, formas e até mesmo vida já que muitas delas se assemelham a animais como coruja, elefante ou flores. A Gruta da Torrinha, na Chapada Diamantina, é considerada uma das mais ornamentadas do mundo e apresenta formações únicas como a flor de aragonita 

Este vídeo faz parte da série que “Conta Tudo” sobre a Chapada Diamantina e hoje é o dia de saber mais sobre a Gruta da Torrinha!

Uma informação importante para quem não viu o primeiro vídeo, que fala de logística de roteiros, é que este atrativo está localizado a meio caminho entre Lençóis e o vale do Capão. o que isso quer dizer? Que para quem está montando sua viagem para a Chapada, pode se fazer este atrativo no dia em que estiver se deslocando de uma cidade para outra. 

Gruta da Torrinha – Chapada Diamantina

“Olá, eu sou Jota Marincek contando tudo sobre a Gruta da Torrinha, na Chapada Diamantina, Bahia. 

 

No município de Iraquara está uma das maiores províncias espeleológicas do Brasil.  Alí estão localizadas dezenas de grutas e a Gruta da Torrinha encanta a todos pela beleza de suas formações chamadas “espeleotemas” ou “temas de cavernas”.

Na gruta da Torrinha você vai ver que não existem somente estalactites e estalagmites! Existem outras formações como elioctites, flores de aragonitas, cortinas, flores de calcita, vulcões entre outros.

A Gruta da Torrinha tem um atrativo muito especial. é a única gruta no mundo que registra até este momento, uma formação que tem uma elioctite com uma Flor de Aragonita na ponta!

A Gruta da Torrinha oferece 3 tipos de roteiros, um curto e mais dois roteiros avançando mais para dentro da caverna: o roteiro 2 e o roteiro 3. O que eu recomendo para aqueles que estão em busca de um pouco mais de emoção/aventuras, é fazer o roteiro 3.

É isso aí. A venturas Viagens contando tudo sobre a Gruta da Torrinha, na Chapada Diamantina.”

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: We Upp

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper

Animação de mapas: Luis Alberto Miranda