Você está visualizando atualmente Como se preparar para falar uma nova língua antes de uma viagem?

Como se preparar para falar uma nova língua antes de uma viagem?

Aprender uma nova língua nunca é demais, certo?! Seja para melhorar suas oportunidades profissionais, para uma realização pessoal ou mesmo para aproveitar de forma mais plena uma viagem internacional!

Quando planejamos viajar, precisamos ter bons conhecimentos não só sobre a cultura do país escolhido, mas também da língua que encontraremos por lá. Falar com nativos e compreender o que se passa à nossa volta torna qualquer experiência mais intensa e agradável.

Como aprender uma nova língua antes de encarar uma viagem?

O primeiro passo que você precisa dar é ser franco consigo mesmo e responder a seguinte questão:

— O quanto, de fato, eu conheço desse idioma?

Busque responder o quê e o quanto você conhece do idioma do país que irá visitar. Qual a sua base?

Feito isso, é necessário refletir sobre outro ponto:

— Eu consigo aprender uma nova língua sozinho, ou preciso do auxílio de alguém fluente?

E, por fim, pense quanto tempo você terá para se dedicar aos estudos até o momento da viagem. Seja prático, objetivo e não procrastine ou deixe para a última hora o aprendizado. Afinal, aprender um novo idioma requer dedicação e disposição.

Molde suas aulas para o seu objetivo

Pressupondo que a sua base da língua em questão é nula ou muito básica, e você tem pouco tempo para aprender, é necessário focar em uma metodologia direcionada ao seu objetivo.

É claro que regras básicas e fundamentais de gramática serão essenciais para que frases sejam formadas, porém, foque seus esforços no conteúdo de situações comuns enfrentadas por um turista, como:

  • Solicitar informações no saguão do hotel;
  • Conseguir se locomover tanto de transporte público como de táxi;
  • Fazer pedidos em lanchonetes, restaurantes e aproveitar a gastronomia local;
  • Solicitar orientações e tirar dúvidas com autoridades ou em postos turísticos;

Como aprender um novo idioma usando a tecnologia ao meu redor?

Hoje, estamos rodeados de gadgets, aparelhos eletrônicos e redes sociais que nos permitem programá-los em quase todos os idiomas. Então, por que não aproveitar essa facilidade a nosso favor?

  1.      Eletrônicos

Troque o idioma de televisores, computadores, tablets, smartphones e tudo mais que você tiver a sua disposição. Essa simples mudança fará com que seu cérebro memorize e se adapte com mais facilidade ao novo idioma.

  1.      Redes sociais

As redes sociais também podem ter seu idioma alterado da mesma forma como com eletrônicos. E essa alteração terá o mesmo efeito que citamos acima, mas além dos comandos básicos que muitas vezes aparecem em TVs e computadores, nas redes sociais você poderá se deparar com informações, comunicados e expressões maiores, mais complexas e com expressões mais atuais.

  1.      Vídeos

Busque por vídeos em canais no YouTube tanto com nativos do país falando sobre assuntos aleatórios, quanto com youtubers que se dedicam a ensinar o idioma. Outra dica é assistir a filmes, documentários e seriados na língua em questão.

Procure assistir sempre sem a legenda primeiro, depois veja com a legenda em português e, por fim, veja com a legenda no idioma.

  1.      Rádio

Rádio é uma excelente forma de treinar seu ouvido durante o aprendizado de uma nova língua. Na internet, é possível acessar a rádios online de diversos países. Ou, se preferir, baixe podcasts. O importante é não deixar de treinar seu poder de assimilação e compreensão auditivo.

Fale, ouça e pratique: o tempo todo!

Não há mistério para quem deseja aprender uma nova língua: praticar é o caminho do sucesso! Não tenha medo de errar, não fique chateado se for corrigido e não tema em se ouvir falando.

Apenas a prática levará você à perfeição. Converse com seu professor, com outras pessoas que dominem o idioma, entre em chats e redes sociais em que seja possível conversar com nativos. Enfim, adapte seu dia a dia em prol do seu objetivo, não se limitando apenas às horas de estudo.

Lembre-se: quanto mais você praticar e se expor ao idioma, mais o absorverá e melhor será sua interação com os nativos em sua aventura!

Gostou das nossas dicas e quer ter acesso a mais conteúdos como este em primeira mão? Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais! Aproveite!

Deixe um comentário