Você está visualizando atualmente Turismo e gastronomia: Coloque mais sabor em suas férias

Turismo e gastronomia: Coloque mais sabor em suas férias

O turismo ligado à gastronomia movimenta milhões de pessoas ao redor do mundo, principalmente, aquelas que estão em busca de apreciar e ampliar prazeres inesquecíveis através do paladar. Alguns destinos se consolidaram internacionalmente, se tornando centros importantes para a cultura da viagem atrelada à culinária, como é o caso da Turquia, Itália e Índia.

Interessados em temperos exóticos, pratos sofisticados ou experiências exclusivas, os viajantes que buscam a gastronomia desfrutam de uma percepção única pra conhecer os lugares. Confira agora os principais motivos para você também fazer uma incrível viagem culinária. 

Aprofundar-se nas origens da cultura local

Mercado flutuante na Tailândia

Provar da culinária típica de um lugar é uma das formas mais interessantes de se aprofundar na cultura de uma região. As cozinhas regionais guardam muito dos costumes da população local, sendo uma forma de ter contato com elementos formadores da raiz da identidade deste local.

As heranças culturais sobrevivem entre as fronteiras, criando desde modo uma forma muito específica em cada lugar de temperar, cozinhar ou mesmo de ter o hábito de comer. Junte a isso o fato de cada lugar cultivar determinados tipos de ingredientes que acabam sendo introduzidos na cozinha.

Conhecer lugares estruturados para receber os turistas “gastronômicos”

As viagens gastronômicas são também formadoras de turistas especializados em desfrutar dos prazeres culinários. Com o turismo atrelado à gastronomia, se abre um novo campo para explorar e conhecer novos lugares. Desta forma, inúmeros destinos estão cada vez mais estruturados para receber viajantes interessados em fazer um tour culinário. Os bons restaurantes proporcionam verdadeiras

Gastronomia e turismo em Mendoza
Restaurante em vinícola em Mendoza

experiências gourmet, fazendo com que pessoas viajem milhares de quilômetros para conhecê-los. É o caso da região de Mendoza, por exemplo, que atrela o turismo gastronômico acoplado às vinícolas. 

Comer in loco é uma experiência única

Embora diversas megalópoles tragam restaurantes com especialidades culinárias de diversas partes do mundo, eles não conseguem alcançar a mesma experiência de se comer no local original. Mesmo os restaurantes que investem em decoração, trazendo vários elementos e uma equipe de sua região de origem, não conseguem chegar na experiência de sentar e comer em um restaurante em outro país.

Esta experiência se transforma em um diferencial, e também em um estímulo para que cada vez mais as pessoas atravessem quilômetros em busca de uma nova experiência gastronômica. 

Incentivar a economia local através do turismo e gastronomia

Com o fenômeno da busca por destinos de turismo gastronômico, as cozinhas regionais ganharam um novo brilho, sendo resgatados antigos e tradicionais restaurantes. Nesta esteira, há programas em cada país que buscam resgatar o olhar para os lugares mais autênticos e incentivam a visitação com roteiros específicos, programas, eventos e muito mais.

Este tipo de turismo tem se desenvolvido muito fora do eixo do primeiro mundo, em países como o Peru, a África do Sul, a Tailândia e o México. Eles possuem um grande incentivo de turismo aliado à culinária, como um motivo de trazer e revitalizar a economia local. 

Você já pensou no destino perfeito para fazer uma viagem com turismo e gastronomia? Conte pra gente, deixando seu comentário ao final do post! 

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário