Você está visualizando atualmente Dia da Amazônia: 5 motivos para visitá-la. Conheça aqui!

Dia da Amazônia: 5 motivos para visitá-la. Conheça aqui!

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia. Embora praticamente todos os brasileiros possam discursar muito bem sobre o valor inestimável dessa floresta, poucos realmente já foram até lá para conhecer suas maravilhas únicas e suas atrações incomparáveis.

Por falta de conhecimento, não é raro que as pessoas pensem que a região é inóspita e que uma eventual viagem para o pulmão do mundo seria perigosa. No entanto, isso é um grande erro: o turismo local é altamente desenvolvido e preparado para receber com exclusividade, fornecendo uma experiência confortável e segura para o viajante.

Quer descobrir os principais motivos para visitar a Amazônia? Então confira a lista que preparamos a seguir:

Contato com a natureza exuberante

anavilhanas Amazônia
Vista aérea das Anavilhanas

Não é preciso ser nenhum especialista no Dia da Amazônia para imaginar que uma viagem para a região irá proporcionar um contato exuberante com a natureza. A maior floresta do planeta conta com belezas únicas como vitórias-régias, jacarés, botos cor-de-rosa, tucanos, araras coloridas e muito mais. A diversidade da flora também impressiona, além das águas límpidas e repletas de peixes.

Outra atração impressionante é o arquipélago fluvial de Anavilhanas, que já está entre os principais destinos de ecoturismo do país e abrange lindas praias de água doce, ilhas fluviais, trilhas aquáticas de igapó e vistas que prometem proporcionar memórias inesquecíveis para qualquer pessoa.  

Culinária única

A culinária local já é um motivo e tanto para qualquer pessoa viajar para a Amazônia. O cardápio, baseado em iguarias regionais, conta com deliciosas frutas como o açaí e o cupuaçu, excelente para fazer geleias, e outras pouco conhecidas como pequi, murici e banana pacovã. A tapioca é outra especialidade, bem como o tucumã, uma palmeira nativa do norte do Brasil.

Os peixes, logicamente, não poderiam ficar de fora, e uma das grandes atrações é o tucunaré. O pato no tucupi também é bastante apreciado, assim como o feijão com jerimum. Em alguns passeios, inclusive, é possível encontrar outras peculiaridades como a carne de tartaruga, que era proibida e agora está ganhando manejo sustentável, sendo apreciada de diferentes formas na cozinha amazônica.

Hospedagem de excelente padrão

Apartamentos Cristalino Jungle Lodge
Apartamento Cristalino Jungle Lodge
Apartamento do Anavilhanas Lodge
Apartamento do Anavilhanas Lodge

Ao contrário do que muitos pensam, a hospedagem na região amazônica pode ser de excelente padrão. Os hotéis da selva – já há algum tempo – contam com ótima infraestrutura, incluindo o aconchego de detalhes como ar-condicionado, água quente no chuveiro, refeições de alto nível e atendimento exclusivo. Em geral, o viajante encontra bangalôs ou quartos charmosos e confortáveis, com pacotes all-inclusive e um staff bem treinado, pronto para unir o clima rústico da selva com os requintes da vida moderna.

Segurança

Muitas pessoas ficam com receio de ir até a Amazônia por questões de segurança, mas o fato é que isso não deveria sequer ser uma questão. O turismo local já é altamente consolidado e a região é preparada para receber bem o viajante em todos os aspectos. Os pontos turísticos são experimentados e os guias e trabalhadores já estão acostumados a receber com qualidade e excelência.

Até mesmo o problema com mosquitos é superestimado: a água de diversos rios da bacia não é propícia para sua reprodução e o risco de transmissão de diversas doenças chega a ser menor do que em algumas grandes cidades de outras regiões.  

Mergulhos nos rios da região

A região amazônica pode ser também um excelente local para a prática de mergulhos com snorkel. Se por conta do Dia da Amazônia você ouvir falar apenas do encontro das águas escuras dos rios Negro e Solimões, que também é belíssimo, não se assuste: a região também conta com uma infinidade de rios de águas claras com excepcional visibilidade! Um dos principais é o Xixuaú, que se localiza no extremo sul de Roraima. Nele, o mergulhador consegue observar a fauna e a flora marinha como em nenhum lugar do mundo e pode dar a sorte de se deparar com botos cor-de-rosa, tartarugas e peixes-boi.

E então? Preparado para comemorar o Dia da Amazônia em grande estilo viajando para conhecer a maior floresta do planeta? Veja os pacotes para o Anavilhanas Lodge e os pacotes para o Cristalino Jungle Lodge e se você ficou interessado sobre o tema e quer conhecer um pouco mais sobre o turismo de natureza, não deixe de ler nosso outro artigo sobre o assunto clicando aqui!

Pacotes de viagem para Amazônia

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário