Você está visualizando atualmente Rota das emoções: participe dessa incrível experiência

Rota das emoções: participe dessa incrível experiência

O Nordeste do Brasil tem muitos destinos que permitem contato com a natureza, com praias belíssimas, muito sol e alegria. E, como em todos os estados há lugares incríveis, dá vontade de conhecer tudo e desfrutar ao máximo desses paraísos, não é mesmo?

Visitar várias cidades na mesma viagem é algo complicado, mas a boa notícia é que existe um roteiro que abrange alguns dos destinos nordestinos mais paradisíacos: estamos falando da rota das emoções!

Esse é um roteiro que vem caindo no gosto dos viajantes. A seguir, apresentamos mais detalhes e temos certeza que muito em breve você vai querer percorrê-lo! Confira!

Afinal, o que é a rota das emoções?

A rota das emoções é um projeto do Ministério do Turismo, Sebrae e de pequenos empreendedores da área do turismo. O objetivo foi criar um roteiro que abrangesse destinos já consagrados e também contemplasse pequenos vilarejos pouco conhecidos.

Três estados fazem parte da rota: Maranhão, Piauí e Ceará. A ideia é que o viajante possa conhecer lugares como Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses, que já são prestigiados no turismo nacional, mas no meio do percurso tenha contato com paisagens mais rústicas.

Graças a esse roteiro, os visitantes podem conhecer lugares que em viagens tradicionais provavelmente não teriam contato. Está aí um pouco da emoção da rota, o fator surpresa: visitar o pouco explorado interior do país.

Por onde a rota das emoções passa?

Como já mencionamos, a rota das emoções corta três estados e pode ser percorrida iniciando de qualquer uma das pontas. O mais comum é o seguinte: Maranhão-Piauí-Ceará. No meio do caminho, há muitas paisagens bucólicas bem pouco exploradas pelo homem, favorecendo uma experiência incrível ao viajante.

Para entender melhor por onde a rota passa, confira algum dos pontos:

Maranhão

Nesse estado, a proposta é visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Um “deserto” de dunas de areia repleto de piscinas naturais — lugar único no mundo, que está aqui mesmo, no Brasil!

Piauí

Esse é o meio da rota, em que o turista terá a possibilidade de conhecer o espetacular Delta do Parnaíba — com certeza, esse é um dos momentos mais emocionantes da viagem. Uma explicação breve: delta é quando um rio se abre em vários “braços” para desembocar no mar. O Delta do Parnaíba é um dos maiores do mundo e os visitantes poderão navegar por ele e acompanhar de perto a beleza estonteante local. Além disso, poderão ser agraciados por uma revoada de guarás.

Ceará

A outra ponta do trajeto passa pelo Parque Nacional de Jericoacoara, que é uma área de preservação com um dos trechos de praia mais bonitos do país. Por lá há águas claras em tons turquesa, redes instaladas nas famosas lagoas e um belo pôr do sol.

Como percorrer esse roteiro?

A essa altura você já ficou com vontade de conhecer a rota das emoções e deseja saber como percorrer, certo? Primeiro, é importante saber que não é possível sozinho, pois como passa por lugares que são reservas ambientais, o acesso somente é permitido com os guias credenciados — portanto, contratar uma empresa especialista em turismo de natureza é fundamental para viver essa experiência.

Dito isso, parte da emoção da rota é o meio de transporte utilizado para alguns deslocamentos e passeios — a forma mais indicada para viver uma experiência efetivamente marcante é utilizar dos “veículos locais”, que podem ser espécies de carroças puxadas por burros, jardineiras ou buggys.

Além disso, os trajetos percorridos de carro devem ser em veículos 4×4, para enfrentar as estradas cheias de trechos rudimentares. Lembre-se: esse é um destino efetivamente de emoção, por isso, vale a pena experimentar as mais diferentes formas de passeio.

Uma última informação: a viagem é completamente customizável, ou seja, se você não quiser passar por algum lugar, fica a seu critério. Por isso a importância de contratar uma agência de viagem especializada. Ela poderá traçar o roteiro de acordo com suas expectativas.

Quem estiver interessado em saber mais sobre a Rota das Emoções, pode ver a série de vídeos curtos do programa “Conta Tudo” no canal Venturas Viagens no youtube, com dicas preciosas para quem estiver querendo conhecer a região.  

Pacotes de viagem para Rota das Emoções

Agora que você já conhece um pouco da rota das emoções, aproveite e confira este post sobre a Chapada dos Veadeiros, um dos lugares mais exuberantes do Brasil?

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário