Você está visualizando atualmente Trekking para iniciantes: conheça as vantagens e possibilidades!

Trekking para iniciantes: conheça as vantagens e possibilidades!

No Brasil, parece que a todo minuto alguém está começando a praticar uma atividade física. Nas academias, nos parques e nas ciclovias, cada vez há mais gente se movimentando. Bike, corridas e caminhadas são as práticas que mais crescem no país.

Mas não é só no meio urbano que isso acontece. Para além das cidades, cresce a procura por atividades ao ar livre que aliam esporte com a apreciação da natureza. Nesse quesito, o trekking está entre as práticas mais populares.

A razão disso é que ele parece feito sob medida para quem está começando a se mexer, pois reúne esforço, superação, trabalho em equipe e um toque de aventura. Tudo perfeitamente ajustado à capacidade de cada um — além de oferecer um contato com o meio ambiente essencial nesses tempos de correria e estresse.

Inclusive, de olho nessa tendência, muitas operadoras de turismo têm oferecido serviços que deixam o trekking ainda mais inclusivo, ao permitir que se possa fazê-lo sem precisar passar pelos apertos que uma atividade no meio do mato normalmente sugere. Portanto, trekking para iniciantes tem tudo a ver. Conheça agora mais sobre suas vantagens e possibilidades.

O que é o trekking?

trekking para iniciantes

Antes de mais nada, vale lembrar: trekking é uma atividade que consiste em caminhar em meio a trilhas na natureza. Mas há uma condição: não importa a intensidade ou a duração da caminhada, o praticante precisa realizar um pernoite para que se caracterize o trekking.

Porém, não é necessário levar barraca ou passar a noite ao relento para se sentir um trekker. Uma parada em qualquer tipo de hospedagem serve para validar essa condição.

Com base nisso, tem surgido no Brasil uma modalidade de trekking chamada glamping (junção das palavras glamour e camping). Nela, operadoras se especializam em oferecer opções confortáveis de hospedagem para trilheiros que desejam aventura, mas não querem passar perrengues.

Quais as vantagens?

Como toda atividade física, o trekking traz evidentes benefícios para o corpo. Como se trata de um exercício aeróbico, ele aumenta a capacidade cardiovascular do praticante. Além disso, fortalece os músculos, que são bem exigidos no constante sobe e desce das trilhas.

Mas não é só o corpo que se beneficia: a fuga da rotina alivia o estresse, sem contar que o contato com a natureza relaxa e melhora o astral.

E mais: o trekking estimula a capacidade de planejamento e resolução de problemas, reforça o sentimento de companheirismo e trabalho em equipe e promove o espírito de aventura.

Quem pode praticar?

 

Qualquer pessoa saudável pode praticar — daí o grande atrativo do trekking para iniciantes. Aliás, uma boa maneira de praticá-lo (que também está em alta) é realizando caminhadas em família. É uma ótima maneira de juntar o pessoal de casa e passar momentos agradáveis junto à natureza.

Claro que há precauções a se tomar: quem está começando deve ir com calma, realizando caminhadas por trilhas mais curtas e com menor grau de dificuldade — ou então em áreas urbanas, para pegar o ritmo.

É preciso dispor de um calçado adequado para caminhadas em trilhas e roupas compatíveis com o clima. Levar uma mochila para carregar alimentos, protetor solar e repelente, entre outros apetrechos, também é indicado.

É igualmente importante ter conhecimento prévio da trilha onde pretende caminhar e das condições do tempo, de modo a não ser surpreendido. E não esqueça de beber bastante água durante todo o exercício.

Uma alternativa bastante segura é optar pelos serviços que oferecem toda a infraestrutura para um trekking tranquilo, com direito a guias experientes, traslado, carregadores e hospedagem.

Esse tipo de serviço é uma das especialidades da Venturas, que tem opções de trekking para iniciantes com destino aos lugares mais incríveis do planeta, tudo com a maior segurança e comodidade.

Aliás, o próximo já tem data marcada: dia 10 de abril de 2018, com destino ao Himalaia! Já pensou? Então, entre em contato conosco e não fique de fora dessa grande aventura!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário