Você está visualizando atualmente Viajar de primeira classe ou executiva? Veja o comparativo!

Viajar de primeira classe ou executiva? Veja o comparativo!

Na hora de planejar uma viagem, é comum que você se depare com as seguintes perguntas: qual classe de voo escolher? Primeira classe ou executiva?

Muitos não sabem, exatamente, o que são as classes de um voo ou quais as vantagens de cada uma e as diferenças entre elas. Para esclarecer esse assunto e auxiliar suas próximas escolhas, preparamos este post. Continue a leitura!

Em que consistem as classes de um voo?

As classes do avião diferenciam os assentos ofertados aos passageiros durante a viagem, com variedade para atender a diversos públicos e perfis. Os valores das passagens oscilam de acordo com a opção escolhida pelo viajante.

Tradicionalmente as classes são divididas em três categorias, criadas com a finalidade de padronizar os tipos de ambientes oferecidos nas aeronaves. Veja quais são:

Classe econômica

É a classe utilizada pela maioria das pessoas, com preços mais acessíveis e recursos limitados. Algumas empresas oferecem opções premium, com um espaço diferenciado e a possibilidade de escolher outros serviços.

Os aspectos gerais, como espaço, tomadas, Wi-Fi e televisão, variam em cada companhia aérea e modelo de aeronave.

Classe executiva

Também conhecida como Business Class, essa modalidade foi criada para atender ao público executivo, que faz viagens de negócios. É considerada a classe intermediária, que oferece mais conforto e serviços do que a econômica, com preços mais elevados.

Primeira classe

A primeira classe é a mais sofisticada de uma aeronave. São oferecidos serviços exclusivos aos passageiros, o que garante maior comodidade e conforto. Por ter um valor mais elevado, sua procura é mais baixa — e nem todas as companhias aéreas ofertam essa opção.

Quais são os recursos da classe executiva?

Os serviços disponibilizados iniciam-se antes mesmo do embarque. Os passageiros optantes pela classe executiva podem:

  • passar por uma área exclusiva no aeroporto;
  • ter prioridade no check-in e no embarque;
  • contar com uma franquia maior de bagagem.

Os assentos costumam ser maiores. Além disso, há espaços para as pernas duas vezes maiores do que os da classe econômica. Algumas companhias oferecem bancos que se transformam em camas, garantindo ainda mais conforto.

Classe executiva da Qatar, serviço de primeira
Acima a poltrona da classe executiva da Qatar Airways, que reclina até virar uma cama.

Durante o voo, os passageiros vão usufruir de diversos serviços, como:

  • Wi-Fi gratuito;
  • kits de amenidades;
  • menu diferenciado nas refeições;
  • opções de bebidas;
  • entretenimento.

Algumas empresas oferecem a opção de serviços premium na classe executiva. Isso garante ainda mais exclusividade para os passageiros.

O que a primeira classe oferece?

A primeira classe traz diversas melhorias em relação à executiva, mas essa é a opção de passagem mais cara. Antes do voo, além da preferência de check-in, embarque e acesso à Sala VIP, algumas empresas oferecem translado até o embarque no avião.

Os assentos se transformam em camas — o que nem sempre ocorre na executiva. Em algumas companhias, a primeira classe não é composta por simples assentos, mas verdadeiras suítes individuais.

Os passageiros também costumam contar com:

  • pijamas;
  • produtos de higiene e beleza de marcas reconhecidas;
  • refeições preparadas por chefs renomados;
  • carta variada de bebidas;
  • bar.

Além disso, o padrão dos serviços oferecidos pelos comissários de bordo é exclusivo. A equipe está preparada para adiantar as necessidades dos passageiros, garantindo um atendimento impecável.

Mas de toda forma, informe se em sua agencia de viagens, pois algumas classes executivas oferecem muitos dos serviços diferencias da Primeira classe.

O que escolher: primeira classe ou executiva?

A escolha da melhor classe de voo depende do quanto você está disposto a gastar e de quais serviços são essenciais para que sua viagem seja satisfatória.

A classe executiva garante bastante conforto e um ótimo atendimento aos passageiros a um preço mais acessível (se comparado à primeira classe). Por outro lado, optando pela primeira classe, os serviços serão ainda mais exclusivos e com elevado padrão, o que resulta em passagens mais caras.

Para decidir se deve adquirir primeira classe ou executiva, converse com seu agente de viagens. Muitas vezes, a aquisição das opções premium em classes inferiores já fornece o conforto desejado, trazendo um melhor custo-benefício para a viagem.

Este post esclareceu a diferença entre a primeira classe e a executiva? Se quiser acessar outros conteúdos como este, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as atualizações!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário