Você está visualizando atualmente “Conta Tudo” sobre a trilha Guiné-Capão na Chapada Diamantina

“Conta Tudo” sobre a trilha Guiné-Capão na Chapada Diamantina

Em mais de 25 anos conduzindo as pessoas pelos mais bonitos recantos naturais do planeta, reparei que invariavelmente as pessoas se sub estimam. Principalmente quando o assunto é fazer trilha. Elas acham que não são capazes de realizar determinada atividade e muitas vezes sequer conseguem se imaginar realizando longa caminhada como a trilha Guiné – Capão.

No entanto, a boa notícia é que no final do dia todos sempre conseguem e descobrem que para viver experiências legais em um dia ou mesmo na vida, basta dar o primeiro passo! 

Este vídeo faz parte da série que “Conta Tudo” sobre a Chapada Diamantina.  Uma informação importante para quem não viu o primeiro vídeo, que fala de logística de roteiros, é que este passeio é perfeito para quem esta se deslocando da parte sul para a parte norte do Parque ou vice-versa. Acompanhe abaixo as dicas! 

Trilha Guiné – Capão, Chapada Diamantina

“Olá, eu sou Jota Marincek contando tudo sobre a trilha Guiné – Capão, na Chapada Diamantina, Bahia. 

A trilha Guiné – Capão tem 18 km de extensão e proporciona algumas das mais belas paisagens da Chapada Diamantina.

Lá de cima dá para avistar o coração do Parque nacional da Chapada Diamantina. É nesta trilha que você pode ver a região do Vale do Pati. Se você nunca fez uma trilha tão longa, esta é uma excelente oportunidade para experimentar. 

Na primeira parte do trajeto tem uma subida acentuada para alcançar a parte de cima dos morros tabulares que existem na Chapada Diamantina, mas dali para a frente é tudo plano, com uma descida suave e constante até chegar no Vale do Capão.

É um passeio para ser feito tranquilamente ao longo de todo dia e é importante começar bem cedo para evitar de pegar o sol forte logo no começo, na subida do Guiné. Depois, na parte plana é tudo mais tranquilo.

Agora, a dica para aqueles que não estão dispostos a fazer a trilha longa, mas querem participar e ver um pouco deste visual é fazer a trilha Guiné – Capão curta.

Em pouco mais de uma hora ela leva a pessoa da parte oeste do parque para o Vale do capão (e ainda passa em cachoeiras e poços para banho), facilitando em muito a logística de passeios para os dias subsequentes. 

Lembrando ainda que esta trilha também pode ser feita no sentido inverso, levando quem está no Vale do Capão para o Guiné e de lá por carro até a cidade de Muvcugê, Igatu ou Ibicoara, na parte sul do Parque.

É isso aí. A venturas Viagens contando tudo sobre a trilha Guiné – Capão, na Chapada Diamantina.”

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: We Upp

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper

Animação de mapas: Luis Alberto Miranda

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Este post tem 2 comentários

  1. PRISCILA PORTILHO

    Jota!!! Obrigada por compartilhar conosco! suas dicas da chapada foram fundamentais para esclarecer duvidas que tinha sobre o roteiro que iremos fazer!!!!

    1. Venturas Viagens

      Felizes de ajudar Priscila!

Deixe um comentário