Você está visualizando atualmente Peru ecocamp: conheça essa opção de hospedagem em Machu Picchu

Peru ecocamp: conheça essa opção de hospedagem em Machu Picchu

Você já ouviu falar em glamping? O conceito surge da junção dos termos glamour+camping. E o Peru Ecocamp é justamente isso, uma forma de curtir a linda natureza da região com conforto e elegância.

Muitos dos que vão a Machu Picchu acabam seguindo para lá de duas formas: ou fazem a famosa Trilha Inca, uma trilha de alguns dias, ou visitam de trem a partir de Cusco ou de Ollantaytambo no Vale Sagrado. Neste caso, recomenda – se ao menos um pernoite em Águas Calientes, ponto de descida do trem e onde toma – se o ônibus para ter acesso ao sitio arqueológico.

Quem quer aproveitar a natureza e se aventurar em uma trilha, acaba escolhendo a primeira opção. Mas aqueles que não querem se desgastar tanto em uma trilha ou não gostam de acampar rusticamente, optam pela segunda.

Agora você pode ter o melhor dos dois mundos e ainda ir além. Quer descobrir tudo sobre essa nova forma de conhecer Machu Picchu? Continue lendo nosso post!

A nova forma de chegar ao Vale Sagrado dos Incas

Localizada na Cordilheira dos Andes, a Cidade Sagrada não poderia estar em uma localização mais mágica e encantadora. No meio do Vale do Rio Urubamba, próximo à nascente do Rio Amazonas, as ruínas do século XV descansam a 2.400 m de altitude.

A Trilha Inca clássica leva quatro dias, porém não passa por lugares tão bonitos quanto a Trilha Salkantay, uma alternativa ainda pouco explorada pelos viajantes. Salkantay é um pico que pertence a Cordilheira dos Andes e chega a atingir 6.271 m de altitude. Uma trilha que segue por entre o pico, proporciona algumas das paisagens mais bonitas dos Andes.

Além das paisagens inimagináveis, também é possível ver condores andinos em sem habitat, conhecer o Monte Humantay e admirar a neve que cobre o cume do pico Salkantay.

Tudo isso descansando nos luxuosos acampamentos pelo caminho, que fazem parte do Peru Ecocamp, e desfrutando de refeições da alta gastronomia, feitas por um chef que acompanha o grupo durante o percurso.

Glamping Peru Ecocamp

As opções de roteiro e suas características

As duas melhores opções de roteiros oferecidas pelo Peru Ecocamp são a trilha completa pelo Salkantay, que dura 8 dias e 7 noites, ou a trilha mais leve e curta que dura 5 dias e 4 noites.

No roteiro de oito dias a trilha passa pelo Vale Mollepata, circula o Monte Salkantay e termina no Machu Picchu. Ao longo do roteiro será possível observar condores, visitar sítios arqueológicos como o Kuillarumiyoc, dormir à beira do rio e aproveitar bons momentos em Machu Picchu Pueblo, como também é conhecida a cidade de Águas Calientes.

O roteiro mais curto oferece duas possibilidades de caminhada: de fácil a moderada e de moderada a desafiadora. Você quem determina qual fazer. Apesar de mais curta, essa trilha leva os visitantes ao lago glacial e à geleira de Humantay, uma dos lugares mais impressionantes da Cordilheira dos Andes.

O primeiro dia dos dois roteiros dá aos viajantes a possibilidade de se adaptar à altitude enquanto descansam no Pincopata ecocamp, localizado a 2.850 m acima do nível do mar.

Caminhadas em altas altitudes requerem bom preparo físico e aclimatação. Por isso, a preocupação do Peru Ecocamp em começar a rota por um acampamento que possibilite a adaptação do corpo a nova altitude é tão importante.

A Trilha Salkantay foi eleita pela revista National Geographic como uma das 25 melhores trilhas para se fazer no mundo.

O que esperar do Peru Ecocamp

O Peru Ecocamp é o primeiro camping de luxo sustentável e eco-friendly do Peru. São 5 ecocamps estrategicamente localizados ao longo da Trilha Salkantay:

Pincopata Peru ecocamp

Fica a 10 minutos da pacata cidade de Mollepata, na província de Limatambo. O acampamento é coberto de relva verde e flores locais. Em um canto há um enorme fogareiro, que é o local ideal para observar as estrelas.

Soray Peru ecocamp

Está a 1 dia de caminhada de Pincopata. A área do acampamento é privilegiada com os dois maiores guardiões peruanos: o Monte Salkantay e o Sagrado Humantay. O acampamento está em uma colina, o que rende vistas panorâmicas exuberantes das montanhas.

Huayra Peru ecocamp

É o de maior altitude entre os cinco acampamentos. Ele está a 3.900 m acima do nível do mar em uma parte plana acima do Monte Humantay.

Milpo Peru ecocamp

A única acomodação oferecida nessa região. Você não verá outro viajante por lá a não ser os do acampamento. Localizado na margem do rio, o local é repleto de orquídeas nativas.

Lacta Cafe Peru ecocamp

O último da trilha e fica na pequena cidade de Lucamabamba, no Vale Santa Teresa. O acampamento é cercado de produtores locais que fornecem desde grão de café até mel e frutas exóticas, como a aguaymanto, para o ecocamp.

Nesses acampamentos você não verá barracas tradicionais, mas sim o que chamamos de Eco-domes: lindíssimos domos com qualidade, espaço e decoração de quartos de hotel de luxo. Além de camas king-size, os domos de 28 m² oferecem lareira, chuveiro com água quente, sanitários  e massageadores de cabeça, e produtos de beleza orgânicos.

Todos os acampamentos oferecem internet, energia elétrica e refeições incluídas. Como comentamos, a alimentação é especial: café da manhã, almoço e jantar são preparados por um chef que traz o melhor da alta gastronomia para a experiência.

Além disso, todos os ecocamps têm um Lobby Dome com uma ótima carta de vinhos locais, cervejas artesanais e sofás confortáveis onde os viajantes podem relaxar, conversar sobre o dia e trocar experiências de viagem.

Por fim, a região tem mais de 200 espécies de pássaros catalogadas além do condor andino. Isso somado ao incrível visual da região, garantia de momentos inesquecíveis que você vai levar para a vida toda.

A oportunidade de desfrutar essa experiência

Esta é uma viagem perfeita para quem quer aproveitar a natureza sem deixar de lado o conforto. Os roteiros terminam em Cusco, uma das cidades mais charmosas do Peru com diversos prédios históricos e ótima culinária. É o roteiro perfeito para quem busca tranquilidade e vivências que possibilitem o contato com a natureza e consigo mesmo.

Aqui no Brasil os pacotes da Peru Ecocamp são vendidos pela Venturas Viagens. Temos orgulho de ter fechado essa parceria para oferecer aos nossos clientes experiência única e emocionante.

Se você ficou interessado em fazer a Trilha Salkantay com o conforto que a Peru Ecocamp oferece, entre em contato conosco que teremos o enorme prazer em esclarecer suas dúvidas e contar mais sobre essa viagem!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário