No dia 15 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia. Embora praticamente todos os brasileiros possam discursar muito bem sobre o valor inestimável dessa floresta, poucos realmente já foram até lá para conhecer suas maravilhas únicas e suas atrações incomparáveis.
Por falta de conhecimento, não é raro que as pessoas pensem que a região é inóspita e que uma eventual viagem para o pulmão do mundo seria perigosa. No entanto, isso é um grande erro: o turismo local é altamente desenvolvido e preparado para receber com exclusividade, fornecendo uma experiência confortável e segura para o viajante.
Quer descobrir os principais motivos para visitar a Amazônia? Então confira a lista que preparamos a seguir:
Contato com a natureza exuberante
Não é preciso ser nenhum especialista no Dia da Amazônia para imaginar que uma viagem para a região irá proporcionar um contato exuberante com a natureza. A maior floresta do planeta conta com belezas únicas como vitórias-régias, jacarés, botos cor-de-rosa, tucanos, araras coloridas e muito mais. A diversidade da flora também impressiona, além das águas límpidas e repletas de peixes.
Outra atração impressionante é o arquipélago fluvial de Anavilhanas, que já está entre os principais destinos de ecoturismo do país e abrange lindas praias de água doce, ilhas fluviais, trilhas aquáticas de igapó e vistas que prometem proporcionar memórias inesquecíveis para qualquer pessoa.
Culinária única
A culinária local já é um motivo e tanto para qualquer pessoa viajar para a Amazônia. O cardápio, baseado em iguarias regionais, conta com deliciosas frutas como o açaí e o cupuaçu, excelente para fazer geleias, e outras pouco conhecidas como pequi, murici e banana pacovã. A tapioca é outra especialidade, bem como o tucumã, uma palmeira nativa do norte do Brasil.
Os peixes, logicamente, não poderiam ficar de fora, e uma das grandes atrações é o tucunaré. O pato no tucupi também é bastante apreciado, assim como o feijão com jerimum. Em alguns passeios, inclusive, é possível encontrar outras peculiaridades como a carne de tartaruga, que era proibida e agora está ganhando manejo sustentável, sendo apreciada de diferentes formas na cozinha amazônica.
Hospedagem de excelente padrão
Ao contrário do que muitos pensam, a hospedagem na região amazônica pode ser de excelente padrão. Os hotéis da selva – já há algum tempo – contam com ótima infraestrutura, incluindo o aconchego de detalhes como ar-condicionado, água quente no chuveiro, refeições de alto nível e atendimento exclusivo. Em geral, o viajante encontra bangalôs ou quartos charmosos e confortáveis, com pacotes all-inclusive e um staff bem treinado, pronto para unir o clima rústico da selva com os requintes da vida moderna.
Segurança
Muitas pessoas ficam com receio de ir até a Amazônia por questões de segurança, mas o fato é que isso não deveria sequer ser uma questão. O turismo local já é altamente consolidado e a região é preparada para receber bem o viajante em todos os aspectos. Os pontos turísticos são experimentados e os guias e trabalhadores já estão acostumados a receber com qualidade e excelência.
Até mesmo o problema com mosquitos é superestimado: a água de diversos rios da bacia não é propícia para sua reprodução e o risco de transmissão de diversas doenças chega a ser menor do que em algumas grandes cidades de outras regiões.
Mergulhos nos rios da região
A região amazônica pode ser também um excelente local para a prática de mergulhos com snorkel. Se por conta do Dia da Amazônia você ouvir falar apenas do encontro das águas escuras dos rios Negro e Solimões, que também é belíssimo, não se assuste: a região também conta com uma infinidade de rios de águas claras com excepcional visibilidade! Um dos principais é o Xixuaú, que se localiza no extremo sul de Roraima. Nele, o mergulhador consegue observar a fauna e a flora marinha como em nenhum lugar do mundo e pode dar a sorte de se deparar com botos cor-de-rosa, tartarugas e peixes-boi.
E então? Preparado para comemorar o Dia da Amazônia em grande estilo viajando para conhecer a maior floresta do planeta? Veja os pacotes para o Anavilhanas Lodge e os pacotes para o Cristalino Jungle Lodge e se você ficou interessado sobre o tema e quer conhecer um pouco mais sobre o turismo de natureza, não deixe de ler nosso outro artigo sobre o assunto clicando aqui!