Você está visualizando atualmente Alter do Chão: por que conhecer esse destino?
Alter do Chão

Alter do Chão: por que conhecer esse destino?

O Brasil é rodeado de belezas por todos os cantos. E a região Norte está incluída nessa lista. Ali, existe um paraíso que ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, mas que vem ganhando mais destaque pelos seus encantos a cada ano: o que não faltam são motivos para você começar a procurar pacotes de viagem para Alter do Chão, desde já.

Situado na cidade de Santarém, no Estado do Pará, o lugar é conhecido por suas praias de rio com águas transparentes, sua deliciosa gastronomia típica da região e por ter uma das faixas de areia mais bonitas do país. Esses são alguns dos componentes que fazem de Alter do Chão um destino imperdível e que impressiona pelos seus encantos.

Pensando nisso, vamos apresentar as características dessa bela região, imperdível para quem ama natureza e turismo e quer conhecer mais sobre o Brasil. Acompanhe a leitura!

A região de Alter do Chão

Alter do Chão é banhada pelo rio Tapajós e está situada na Floresta Amazônica. As suas paisagens são compostas por praias fluviais, as águas verdes do Rio Tapajós e ilhas envoltas por areias brancas.

Além, disso, a região também concentra outras belas atrações. Podemos citar, por exemplo, o Lago de Maicá, o famoso encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, a Floresta Nacional de Tapajós e a cultura típica das comunidades ribeirinhas que vivem ali.

A melhor época para viajar

As paisagens da vila variam conforme o nível das águas do rio. Alter do Chão apresenta cenários bem diversificados a depender da época do ano. Por isso, é importante saber quais os meses de seca e de abundância de água antes de planejar a viagem e comprar as passagens.

A seca ou verão correspondem aos meses de agosto até dezembro. Essa é considerada a melhor época para ir visitar a região. Nesse período, o volume do rio diminui e é possível observar pequenas ilhas e beiras de praia que imergem e deixam à mostra algumas faixas de areia que se juntam à água azul do rio Tapajós, cenário ideal para aproveitar um delicioso banho.

Já o inverno corresponde à estação chuvosa. Ele dura de janeiro a julho. Nesse período do ano, o nível dos rios pode subir até sete metros de altura e encobrir grande parte das praias naturais. Porém, isso não impede que os turistas aproveitem outras atrações, já que existem outros passeios pela região.

Como chegar até Alter do Chão

O ponto de chegada até Alter do Chão é por meio do acesso à cidade de Santarém — a segunda maior cidade do Pará. Ela tem um pequeno aeroporto e oferece voos quase todos os dias oriundos de cidades como Brasília, Manaus, Belém, Itaituba, Parintins e Altamira.

Do aeroporto de Santarém, é necessário um deslocamento por terra de cerca de 38 quilômetros.

Além disso, também é viável chegar à região de barco por meio de embarcações que saem de Manaus e de Belém até o porto da cidade de Santarém. Porém, a viagem é cansativa e pode durar dois dias ou mais.

Principais atrativos e passeios

Essa bela região reserva muitas surpresas que vão encantar os turistas. Vamos apresentar algumas atrações interessantes e que merecem estar presentes no seu roteiro.

Conhecer praias paradisíacas

Alter do Chão tem imensas praias de água morna, doce e transparente, que apresentam uma cor azul-turquesa fascinante. Não foi à toa que a região foi batizada com o título de “Caribe Amazônico”.

Uma das praias mais conhecidas é a chamada Praia do Amor — ou Ilha do Amor — , que está situada no centro da vila de Alter do Chão e é facilmente acessível de canoa. A região costuma ser parada de cruzeiros fluviais que transitam pelo rio Amazonas.

Além dessa, outras praias também são muito procuradas por visitantes, como a Praia do Pindobal, a Ponta do Cururu e a Ponta das Pedras.

 Alter do Chão

Fazer passeios de barco e descobrir praias desertas

Quem busca tranquilidade pode optar por recantos mais sossegados, longe das badaladas Praia do Amor e Praia do Pindobal. Existem regiões mais calmas e quase desertas que são acessíveis por meio de passeios de barco ou de lancha particular.

O mais indicado é conversar com o barqueiro local e escolher o roteiro que mais agradar. 

 Alter do Chão

Observar o pôr do sol com os botos na Ponta do Cururu

A Ponta do Cururu é famosa por oferecer um belo pôr do sol, considerado o mais encantador de toda a região de Alter do Chão.

Além desse espetáculo, o turista também poderá ter a experiência de observar os botos que frequentam as águas locais. Essa é uma atração imperdível. O acesso até a Ponta do Cururu é feito por barco ou a pé, partindo da Praia do Amor.

 Alter do Chão

Ver os espelhos d’água dos Igapós

Trata-se da observação das águas mansas e cristalinas dos rios da região, que banham a Mata de Igapó — vegetação típica da Floresta Amazônica. No período da cheia, as árvores ficam submersas nas águas do rio e criam uma bela paisagem que forma lindos espelhos d’água. Existem passeios até a região para admirar o cenário.

Conhecer o encontro das águas do Rio Amazonas com o Rio Tapajós

Esse fenômeno acontece na cidade de Santarém. As águas barrentas do Rio Amazonas encontram as águas cristalinas e de cor verde do Rio Tapajós. O espetáculo é ainda mais bonito porque elas não se misturam.

Divertir-se na festa folclórica tradicional do local

O Sairé é conhecido como a festa folclórica mais tradicional da redondeza. Ela lembra muito o famoso festival de Parintins que acontece no Amazonas.

A celebração ocorre a partir da segunda quinzena do mês do turista. Nesse período, a cidade fica mais animada e colorida e o local recebe ainda mais visitantes.

Aproveitar as delícias da gastronomia típica do Norte do Brasil

Outra atração fica por conta da gastronomia local. A deliciosa culinária tem por tradição iguarias como o cozido de Caruru e o Tacacá, o bolinho de Piracuí e os doces típicos da região.

Para que tudo saia conforme o esperado e você consiga aproveitar ao máximo esse momento especial, é muito importante planejar a viagem com antecedência. Não pense duas vezes na hora de contar com a ajuda de uma agência de turismo experiente. As vantagens de contratar pacotes de viagem para Alter do Chão permitem que você usufrua de todas as atrações da região sem se preocupar com nada. A empresa vai montar um roteiro incrível com tudo de melhor que a região tem a oferecer.

Veja aqui pacotes de viagem para Alter do Chão

Por isso, aproveite a oportunidade e comece a programar uma visita para esse paraíso brasileiro ainda pouco conhecido. Você não vai se arrepender! Agora que você conhece um pouco mais sobre Alter do Chão, já ouviu falar em turismo de luxo na natureza? Confira nosso post e saiba mais sobre o assunto!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário