O Brasil sempre foi um destino de turismo de natureza muito procurado e desejado devido às suas belas paisagens naturais e ao meio ambiente exuberante. O país é famoso mundialmente por ser uma ótima opção desse tipo de passeio, com exemplos como a Floresta Amazônica, Chapada Diamantina, Foz do Iguaçu e os Lençóis Maranhenses.

Mesmo em meio à crise, o segmento conseguiu unir o turismo de natureza ao de luxo, que continua, dessa forma, crescendo e se consolidando dentro desse cenário. Nele se encaixam, também, atrações estrangeiras incríveis, como Atacama e Costa Rica, que podem ser uma boa pedida para quem busca esse tipo de viagem.

Neste artigo, vamos abordar o turismo de natureza, que vem sendo considerado o novo turismo de luxo. Também vamos apresentar as tendências de viagem para você começar a ir planejando as suas próximas férias. Acompanhe a leitura!

O conceito de turismo de natureza

O turismo de natureza sempre atraiu muitos interessados no consumo de pacotes turísticos ou na realização de atividades com foco no contato direto com o ar livre e com o meio ambiente. Trata-se de uma tendência do mercado que busca promover experiências únicas, sem que isso implique em ostentação.

O objetivo para aqueles que buscam esse tipo de viagem é ter experiências que proporcionam tranquilidade, paz e desconexão com a agitação do cotidiano. Eles procuram a serenidade da natureza e o máximo de contato possível com o meio ambiente.

Pode ser caracterizado pela hospedagem em redes hoteleiras que oferecem atrações como localização perto da praia, caminhadas até cachoeiras e observação de animais, como pássaros. Os visitantes mais corajosos que buscam adrenalina vão curtir esportes, como caminhadas, cavalgadas, escalada etc.

O significado de turismo de luxo

Como mencionamos, nem mesmo a crise enfrentada pelo país foi suficiente para diminuir o consumo de produtos turísticos. Ou seja, o turismo de luxo continua crescendo firme e se consolidando no mercado.

Contudo, ele modificou alguns padrões tradicionais. O novo luxo não significa esbanjar rios de dinheiro em resorts cinco estrelas ou em suítes presidenciais com decorações que mais parecem obras de arte.

O novo conceito de luxo vai muito além do glamour e da ostentação e valoriza as experiências vividas. É baseado em histórias de vida novas, captadas por meio de momentos de contato com a natureza que agregam valor emocional.

A união do turismo de natureza com o luxo

O novo luxo traz a sofisticação e o conforto sob medida. Não há a ostentação desnecessária e consumo desenfreado. Apesar de ser um ramo turístico que sempre teve muito sucesso, o turismo de luxo mudou os padrões e vem sofrendo algumas transformações.

O termo passou a ser usado para definir viagens personalizadas que visam a atender aos anseios do turista e as suas expectativas, de acordo com os seus objetivos únicos. Pode ser conhecer uma cidade não tão famosa, experimentar a gastronomia da região, observar a vegetação e, assim, alcançar a reconexão com si mesmo e o repouso.

Esses exemplos já são considerados ações de luxo. Trata-se de uma maneira de viajar que tem como base a exploração profunda da região, o luxo essencial e o desenvolvimento sustentável. 

Os destinos e as tendências de viagem

Vamos listar, a seguir, alguns destinos recomendados para o turismo de natureza de luxo. Vamos começar pelo Brasil e depois, citaremos exemplos pelo mundo.

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é maior floresta tropical do mundo. Para se ter uma ideia do seu tamanho, ela equivale a cerca de 53% das florestas que ainda existem no planeta. Por isso, a sua importância ecológica é imensa.

Amazônia é um dos destinos mais procurados, tanto pelos cidadãos brasileiros quanto por estrangeiros. Atentas a esse turismo constante, diversas agências de viagens oferecem pacotes que permitem passeios personalizados e roteiro desenvolvido individualmente, de acordo com as expectativas de cada pessoa.

A sua alta diversidade de flora, fauna e rios são só alguns dos exemplos que o turista vai encontrar para se conectar à natureza. Existem passeios de observação de animais da região, canoagem, visita a comunidades ribeirinhas, passeios fluviais em barcos a motor ou em canoas, caminhadas pela floresta etc.

Existem hotéis com boas instalações que vão tornar a sua experiência ainda mais inesquecível.

Exemplos: Anavilhanas LodgeMirante do Gavião – Cristalino Jungle Lodge

Anavilhanas Lodge
Anavilhanas Lodge

Atacama

O Chile abriga uma região espetacular conhecida como deserto do Atacama. O local possui sítios arqueológicos, lagos, belos cânions, planícies de sal com paisagens de tirar o fôlego. Os passeios podem ser feitos a cavalo, em vans ou em carros adaptados.

Para aproveitar a viagem com conforto, as redes de hotéis Explora e Tierra possuem ótimas instalações na região, que proporcionam conforto e uma experiência inesquecível. Além disso, os pacotes podem incluir transfer para o aeroporto, alimentação e uma variedade de passeios e rotas a serem exploradas.

Tierra Atacama
Tierra Atacama

Pacotes de viagem para o Atacama

Patagônia

A Patagônia é uma região de temperaturas extremas, situada entre o Chile e a Argentina. Está localizada a cerca de 3 mil metros de altura e abriga paisagens incríveis compostas por centenas de geleiras, glaciares, montanhas imensas e lagoas.

O destino é muito procurado para amantes de esportes como trekking, escalada, mountain bike e ski. Mas também é o local ideal para quem busca o turismo de luxo, já que possui uma ótima rede hoteleira — como as redes Explora Tierra — com uma excelente infraestrutura que proporciona aos visitantes conforto e inclui diversas opções de passeios.

Explora Patagônia
Explora Patagônia

Pacotes de viagem para Patagônia Chilena

Lodges africanos

Os lodges africanos são hospedagens localizadas no coração da selva africana. Eles foram construídos com material rústico e orgânico, de forma a manter um ambiente natural e exótico. A decoração e a arquitetura orgânica preservam a natureza e proporcionam o contato direto com a selva africana, tudo isso sem perder o conforto. Além disso, as redes oferecem a opção de passeios como a famosa prática de safári.

Sabi Sabi - Earth Lodge
Sabi Sabi – Earth Lodge

Pacotes de viagem para África do Sul

Costa Rica

A Costa Rica é caracterizada como um país selvagem com áreas ainda intocadas. Possui 51% do território envolto por florestas. Tirando a agricultura e a pecuária, sobram 11% de área urbana.

La Fortuna - Arenal Kioro
La Fortuna – Arenal Kioro

A ideia de sustentabilidade turística é muito presente no país e a maioria dos serviços oferecidos para os turistas precisam passar por um sistema nacional de certificação. A região possui hotéis sustentáveis que oferecem outros serviços, como esporte de canoagem em mangues, trekking na floresta, rafting e até surfe.

O contato com a natureza, o descanso, a cultura local e os demais atrativos da região são os atributos do turismo de natureza. A sua mistura com o luxo cria excelentes estruturas turísticas em locais isolados. E o melhor de tudo: por um preço muito mais acessível. Considere incluir um desses destinos na sua próxima viagem. Você não vai se arrepender!

Pacotes de viagem para Costa Rica

Quer saber mais sobre destinos de viagens para programar as suas próximas férias? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!