Você está visualizando atualmente Qual a melhor época para viajar? Saiba a data certa em 4 regiões!

Qual a melhor época para viajar? Saiba a data certa em 4 regiões!

Uma das primeiras coisas que se deve saber ao planejar uma viagem é a época em que ela acontecerá. Ou você escolhe o destino de acordo com os meses em que pode tirar férias, ou escolhe a data das férias de acordo com o destino que quer conhecer. De qualquer forma, é preciso saber qual a melhor época para viajar, com base no clima e também nos custos da viagem.

Para ajudar você a conciliar tudo isso, separamos quatro destinos incríveis ao redor mundo e qual é a melhor época do ano para conhecê-los, considerando questões como alta e baixa temporada e passagens aéreas mais baratas. 

Confira a melhor época para viajar

1. América do Sul

A América do Sul é um continente que possui atrativos em todas as épocas do ano. No inverno, entre os meses de julho e setembro, pode ser o destino perfeito para quem quer ver a neve sem precisar ir muito longe do Brasil.

Glaciar na Patagônia
Geleiras da Patagônia Chilena e Argentina podem ser vistas de perto com todo o conforto dos cruzeiros Australis, na rota Punta Arenas / Ushuaia.

Na Argentina e no Chile, essa é a época preferida dos viajantes que querem subir a Cordilheira dos Andes e praticar esportes de inverno, como esqui e snowboard. Porém, se a intenção for conhecer a Patagônia, o melhor é entre outubro e começo de abril para escapar do inverno. No Peru e no Equador, o ideal é escolher as estações intermediárias, fugindo do inverno, quando é mais frio, e do verão, quando o clima é bem quente e as chuvas são mais frequentes.

 

Para visitar o Machu Picchu, por exemplo, o ideal é escolher um mês com temperaturas amenas e sem chuvas. O único local onde a chuva é um diferencial positivo é no Salar do Uyuni, na Bolívia. A chuva forma uma fina camada de água no deserto de sal, criando uma superfície espelhada e uma paisagem incrível.

Lagunas Altiplânicas

Já o Atacama, o deserto mais seco do mundo, pode ser visitado praticamente o ano todo. Convém apenas ficar atento ao mês de fevereiro que é quando podem ocorrer chuvas que dificultam alguns acessos, mas fazem a paisagem do deserto ganhar outro aspecto bem interessante. 

2. Sudeste Asiático

O Sudeste Asiático possui uma cultura muito diferente, cidades lindas e muita praia. Em relação às passagens aéreas, os melhores preços são para viagens entre os meses de abril a julho.

Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Myanmar são países que estão muito próximos. A melhor época para visitá-los é entre os meses de novembro e março, pois o clima está mais agradável.

E-book Ásia - Baixe grátis

Praias paradisíacas no sul da Tailândia.

Porém, essa é a época da alta temporada, quando as cidades podem estar mais cheias e os preços podem aumentar um pouco. Mesmo com a alta, o Sudeste Asiático é uma região muito barata para viajar.

Já para quem vai visitar a Indonésia, os melhores meses são entre abril e setembro, pois o clima está quente e sem chuvas, ideal para curtir as lindas praias do país. Se quer conhecer Singapura ou Malásia, o ideal é fugir da época chuvosa, que acontece no final do ano.

 

3. Oceania

O clima da Oceania é, em partes, bem parecido com o do Brasil. A exceção é o inverno, que é bem mais frio que o brasileiro e pode até nevar em algumas regiões. 

Mais perto do que você imagina: Conheça as belezas da Oceania!

A melhor época para visitar o continente é entre os meses de outubro e março, quando o clima é mais quente e as chances de chuvas são menores. Dentro desse período, os três primeiros meses são a melhor opção, pois ainda não é alta temporada e os valores – inclusive de passagens – são menores.

4. Caribe

Costa Rica
Praias da Costa Rica

O verão é, sem dúvidas, a melhor época para visitar a Colômbia e o Caribe em geral,  pois o clima quente e a pequena possibilidade de chuvas são perfeitos para aproveitar o melhor das praias caribenhas. Porém, obviamente essa é a época em que as passagens aéreas ficam mais caras, assim como os outros custos da viagem.

A época mais barata, contudo, menos recomendada, é entre os meses de julho a novembro – a temporada dos furacões. Entre março e junho existem chances de chuva, mas a temperatura ainda pode ser considerada boa e os preços são um pouco mais baixos. 

Agora que você já sabe qual é a melhor época para viajar para diferentes regiões do mundo, é só escolher o destino e fazer as malas! Se quiser um pacote de viagem com tudo organizado consulte uma empresa especializada.

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário