Está se programando para conhecer a Chapada Diamantina? Aprende dicas sobre detalhes de como planejar passeios a lugares como Marimbus e Roncador. Especializada em turismo nesta região desde 1992, a Venturas Viagens criou o programa “Conta Tudo” onde “entrega o jogo” de tudo o que aprendeu ao longo de todos estes anos.

Nesta série de vídeos “Conta Tudo” você poderá colher informações que irão orientá lo sobre a melhor logística e dicas de detalhes que podem fazer a diferença em sua viagem de férias. Quem preferir ter tudo organizado em um pacote, deve consultar aqui.

Tudo sobre o Marimbus e Roncador

“Olá, sou Jota Marincek contando tudo sobre Marimbus e o Rio Roncador. 

O Marimbus fica localizado na porção leste do parque Nacional da Chapada Diamantina. O acesso ao Marimbus é feito através de uma estrada de terra de 16 km + 4 km de asfalto para quem sai de Lençóis, até chegar na comunidade quilombola do Remanso e é ali que nos esperam os moradores com canoas para que a gente possa fazer este passeio. 

A descida do marimbus dura em torno de 1h40 e é um passeio bem tranquilo. Todos os rios que nascem no parque Nacional da Chapada Diamantina desaguam em um só local e se acumulam nesta área que pé também conhecida como o Mini Pantanal da Chapada Diamantina.

No final a gente chega no entroncamento com o Rio Roncador. É ali que desce do barco e caminha um pouco pela margem do rio até chegar na parte alta do Roncador. é ali que tem piscinas naturais que formam muitas cachoeiras e a gente pode se divertir e passar um bom tempo curtindo.

Outra coisa interessante que a gente tem aqui neste passeio é a possibilidade de fazer um almoço caseiro em fogão a lenha. A história deste almoço caseiro é muito interessante porque quando a venturas começou a fazer passeios pela região, a gente ficou surpreso de encontrar um pessoa vendendo refrigerante e cerveja em um isopor na beira do rio. ao me deparar com aquilo eu olhei e falei “Poxa, como este rapaz veio parar aqui? E ai foi batendo um papo com ele que eu descobri que morava ali perto em um casarão do tempo do garimpo e depois que o garimpo havia sido proibido ficou difícil para a subsistência. Nós fomos visitar a casa e sugerimos que a mulher dele cozinhasse para nós nos próximos grupos e assim foi feito. Hoje em dia está completamente formado este restaurante caseiro que acaba sendo uma alternativa de subsistência para esta família.

Uma dica importante para quem faz o passeio do marimbus e Roncador é não voltar a Lençóis. Tem muita gente que oferece este passeio saindo de lençóis e retornando a Lençóis, mas fica muito cansativo voltar de barco subindo o rio depois do almoço, da comida caseira e ter de encarar aí mais 1h40 ou 2h00 até retornar ao remanso e pegar o carro.

Procure fazer este passeio saindo do Roncador direto para se hospedar em Igatu ou Mucugê ou até mesmo voltando para Lençóis mas pela estrada de asfalto e não de barco. Se pretende conhecer os passeios da parte sul do Parque, então será muito melhor já ir pernoitar nas cidades do sul. A logística fica muito melhor.

É isso aí. Venturas Viagens conta tudo sobre o marimbus e o Roncador.”

Gostou? Então veja os outros episódios da série:

Tudo sobre a Chapada Diamantina

Tudo sobre a Cachoeira do Mosquito

Tudo sobre a Cachoeira do Buracão

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: We Upp

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper