Você está visualizando atualmente Venturas Conta Tudo sobre o Marimbus e Roncador
Tudo sobre o Marimbus e Roncador na Chapada Diaamantina

Venturas Conta Tudo sobre o Marimbus e Roncador

Está se programando para conhecer a Chapada Diamantina? Aprende dicas sobre detalhes de como planejar passeios a lugares como Marimbus e Roncador. Especializada em turismo nesta região desde 1992, a Venturas Viagens criou o programa “Conta Tudo” onde “entrega o jogo” de tudo o que aprendeu ao longo de todos estes anos.

Nesta série de vídeos “Conta Tudo” você poderá colher informações que irão orientá lo sobre a melhor logística e dicas de detalhes que podem fazer a diferença em sua viagem de férias. Quem preferir ter tudo organizado em um pacote, deve consultar aqui.

Tudo sobre o Marimbus e Roncador

“Olá, sou Jota Marincek contando tudo sobre Marimbus e o Rio Roncador. 

O Marimbus fica localizado na porção leste do parque Nacional da Chapada Diamantina. O acesso ao Marimbus é feito através de uma estrada de terra de 16 km + 4 km de asfalto para quem sai de Lençóis, até chegar na comunidade quilombola do Remanso e é ali que nos esperam os moradores com canoas para que a gente possa fazer este passeio. 

A descida do marimbus dura em torno de 1h40 e é um passeio bem tranquilo. Todos os rios que nascem no parque Nacional da Chapada Diamantina desaguam em um só local e se acumulam nesta área que pé também conhecida como o Mini Pantanal da Chapada Diamantina.

No final a gente chega no entroncamento com o Rio Roncador. É ali que desce do barco e caminha um pouco pela margem do rio até chegar na parte alta do Roncador. é ali que tem piscinas naturais que formam muitas cachoeiras e a gente pode se divertir e passar um bom tempo curtindo.

Outra coisa interessante que a gente tem aqui neste passeio é a possibilidade de fazer um almoço caseiro em fogão a lenha. A história deste almoço caseiro é muito interessante porque quando a venturas começou a fazer passeios pela região, a gente ficou surpreso de encontrar um pessoa vendendo refrigerante e cerveja em um isopor na beira do rio. ao me deparar com aquilo eu olhei e falei “Poxa, como este rapaz veio parar aqui? E ai foi batendo um papo com ele que eu descobri que morava ali perto em um casarão do tempo do garimpo e depois que o garimpo havia sido proibido ficou difícil para a subsistência. Nós fomos visitar a casa e sugerimos que a mulher dele cozinhasse para nós nos próximos grupos e assim foi feito. Hoje em dia está completamente formado este restaurante caseiro que acaba sendo uma alternativa de subsistência para esta família.

Uma dica importante para quem faz o passeio do marimbus e Roncador é não voltar a Lençóis. Tem muita gente que oferece este passeio saindo de lençóis e retornando a Lençóis, mas fica muito cansativo voltar de barco subindo o rio depois do almoço, da comida caseira e ter de encarar aí mais 1h40 ou 2h00 até retornar ao remanso e pegar o carro.

Procure fazer este passeio saindo do Roncador direto para se hospedar em Igatu ou Mucugê ou até mesmo voltando para Lençóis mas pela estrada de asfalto e não de barco. Se pretende conhecer os passeios da parte sul do Parque, então será muito melhor já ir pernoitar nas cidades do sul. A logística fica muito melhor.

É isso aí. Venturas Viagens conta tudo sobre o marimbus e o Roncador.”

Gostou? Então veja os outros episódios da série:

Tudo sobre a Chapada Diamantina

Tudo sobre a Cachoeira do Mosquito

Tudo sobre a Cachoeira do Buracão

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: We Upp

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário