Você está visualizando atualmente “Conta Tudo” sobre a Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina
Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina

“Conta Tudo” sobre a Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina

Ela já foi considerada a mais alta do Brasil e hoje ocupa o segundo posto com a diferença de que seu acesso é relativamente fácil para quem estiver disposto a fazer uma boa caminhada. A Cachoeira da Fumaça, com aproximadamente 360 metros de queda, é a maior da Chapada Diamantina  e oferece um verdadeiro espetáculo para quem chega em seu topo.

Uma informação importante para quem ainda não viu os demais vídeos da série. Saiba que este passeio é melhor aproveitado quando se dorme no Vale do Capão um dia antes. Quem prefere não se preocupar com logística pode comprar um pacote pronto com a melhor relação custo x benefício.

Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina

“Sou Jota Marincek contando tudo sobre a Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina, Bahia. 

São aproximadamente 5,5 Km de trilha, sendo a primeira parte uma forte subida até chegar no topo do platô. Dalí em diante você vai andar 4 km praticamente no plano até chegar na Borda da cachoeira.

A Cachoeira da Fumaça, com 360 metros, é a segunda maior do Brasil. Lá de cima o visual é inesquecível. Para os mais corajosos é possível se aproximar com muito cuidado até a bordinha do paredão para poder enxergar a água caindo lá embaixo no poço.

Ela tem esse nome de cachoeira da Fumaça justamente porque ao despencar lá de cima, o vento dissipa esta água formando uma cortina de fumaça.

Dicas

Uma dica que dou, é quando você chegar na Cachoeira da Fumaça, é pegar a trilha que sai a direita para ir um pouco mais afastado e ter a visão lateral da cachoeira.

Mas, a dica mais importante que deixo para quem quer visitar a Cachoeira da Fumaça é que você programe um pernoite no Vale do Capão antes de ir para a Cachoeira da Fumaça.

Muita gente faz o passeio saindo da cidade de Lençóis e com isso perde um tempo de deslocamento de 1h30 aproximadamente entre a cidade de Lençóis e o começo da trilha no Vale do Capão. Desta forma, começa a caminhar mais tarde e fica mais exposto ao sol.

Além disso, você começando a trilha a partir do Capão, certamente vai chegar na cachoeira da Fumaça ainda sem as pessoas que estão vindo de Lençóis  e poderá aproveitar o local com menos gente.

É isso aí. Venturas Viagens contando tudo sobre a Cachoeira da Fumaça”

Gostou do vídeo? Não deixe de ver os demais vídeos da série “Conta Tudo”

Tudo sobre logística de roteiros na Chapada Diamantina 

Tudo sobre a Cachoeira do Buracão

Tudo sobre Marimbus e Roncador

Tudo sobre Cachoeira do Mosquito

Tudo sobre o Morro do pai Inácio

Tudo sobre a Gruta Azul 

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: We Upp

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário