Ela já foi considerada a mais alta do Brasil e hoje ocupa o segundo posto com a diferença de que seu acesso é relativamente fácil para quem estiver disposto a fazer uma boa caminhada. A Cachoeira da Fumaça, com aproximadamente 360 metros de queda, é a maior da Chapada Diamantina  e oferece um verdadeiro espetáculo para quem chega em seu topo.

Uma informação importante para quem ainda não viu os demais vídeos da série. Saiba que este passeio é melhor aproveitado quando se dorme no Vale do Capão um dia antes. Quem prefere não se preocupar com logística pode comprar um pacote pronto com a melhor relação custo x benefício.

Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina

“Sou Jota Marincek contando tudo sobre a Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina, Bahia. 

São aproximadamente 5,5 Km de trilha, sendo a primeira parte uma forte subida até chegar no topo do platô. Dalí em diante você vai andar 4 km praticamente no plano até chegar na Borda da cachoeira.

A Cachoeira da Fumaça, com 360 metros, é a segunda maior do Brasil. Lá de cima o visual é inesquecível. Para os mais corajosos é possível se aproximar com muito cuidado até a bordinha do paredão para poder enxergar a água caindo lá embaixo no poço.

Ela tem esse nome de cachoeira da Fumaça justamente porque ao despencar lá de cima, o vento dissipa esta água formando uma cortina de fumaça.

Dicas

Uma dica que dou, é quando você chegar na Cachoeira da Fumaça, é pegar a trilha que sai a direita para ir um pouco mais afastado e ter a visão lateral da cachoeira.

Mas, a dica mais importante que deixo para quem quer visitar a Cachoeira da Fumaça é que você programe um pernoite no Vale do Capão antes de ir para a Cachoeira da Fumaça.

Muita gente faz o passeio saindo da cidade de Lençóis e com isso perde um tempo de deslocamento de 1h30 aproximadamente entre a cidade de Lençóis e o começo da trilha no Vale do Capão. Desta forma, começa a caminhar mais tarde e fica mais exposto ao sol.

Além disso, você começando a trilha a partir do Capão, certamente vai chegar na cachoeira da Fumaça ainda sem as pessoas que estão vindo de Lençóis  e poderá aproveitar o local com menos gente.

É isso aí. Venturas Viagens contando tudo sobre a Cachoeira da Fumaça”

Gostou do vídeo? Não deixe de ver os demais vídeos da série “Conta Tudo”

Tudo sobre logística de roteiros na Chapada Diamantina 

Tudo sobre a Cachoeira do Buracão

Tudo sobre Marimbus e Roncador

Tudo sobre Cachoeira do Mosquito

Tudo sobre o Morro do pai Inácio

Tudo sobre a Gruta Azul 

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: We Upp

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper