Você está visualizando atualmente Como escolher os melhores destinos na América do Sul? Siga essas 4 dicas!
melhores destinos na América do Sul

Como escolher os melhores destinos na América do Sul? Siga essas 4 dicas!

Ao planejar um roteiro para a viagem de férias, muitas pessoas pensam, primeiramente, em conhecer os destinos mais visitados do mundo, como os Estados Unidos ou os países da Europa.

Porém, muitos se esquecem de que, bem perto de nós, brasileiros, existem locais surpreendentes que podem proporcionar incríveis experiências. A América do Sul oferece destinos que satisfazem a todos os gostos, agradando desde quem prefere uma cidade agitada até quem quer se conectar à natureza e vivenciar um momento inesquecível.

Pensando em inspirar você, neste post vamos mostrar os melhores destinos na América do Sul. Mas, antes, vamos dar 4 dicas de como escolher o destino ideal para você. Vamos lá!

Como decidir qual o melhor destino de uma viagem?

1. Defina sua preferência de passeio 

Agora que você já decidiu visitar outro país, o primeiro passo é definir qual tipo de destino você prefere. É preciso refletir e entender o que você busca em uma viagem: praia, montanha ou centros urbanos?

A América do Sul é um continente muito rico, que conta com países e cidades para todos os gostos. Você pode escolher entre destinos que oferecem uma experiência imersiva na natureza, desertos de areia e sal, redutos de civilizações antigas, praias paradisíacas ou, até mesmo, grandes metrópoles com uma vida cultural rica e noites agitadas.

Nesse momento, é importante não se deixar levar apenas pelas opiniões dos outros: busque aquilo que você acha que mais combina com você e, se decidir que está na hora de fazer algo novo, prepare-se para isso pesquisando bastante sobre o local escolhido.

2. Pesquise os lugares mais indicados para cada estação do ano

Um dos quesitos mais essenciais é pesquisar como é o clima nos locais que você pretende visitar. Se você estiver organizando sua viagem com antecedência, checar a previsão do tempo não é a melhor opção, já que o clima pode variar bastante em alguns locais na América do Sul.

Para contornar esse problema, você pode pesquisar em sites e blogs e conversar com pessoas que já tenham visitado seus locais de interesse. Faça um levantamento geral, pois esse pode ser um fator decisivo na sua escolha.

Por exemplo, em Machu Picchu chove muito entre dezembro e março. Dependendo do nível das chuvas, o acesso ao Santuário Inca pela famoso caminho Inca é fechado e as trilhas disponíveis na região tornam-se bastante inseguras.

Já se você quer visitar a Patagônia, o ideal é ir entre dezembro e abril, pois é quando as temperaturas são mais altas — ou, melhor dizendo, menos congelantes, já que por lá faz muito frio o ano todo.

Mas se você quer conhecer a porção do Caribe mais próxima do Brasil, Cartagena é uma ótima opção, já que faz muito calor em todos os meses do ano.  

3. Informe-se sobre a cultura dos países

Outra estratégia interessante é pesquisar a cultura e os locais importantes dos países que você pretende conhecer antes mesmo de começar a viagem.

Isso porque, dessa forma, torna-se mais fácil traçar o roteiro de cada um dos dias de passeio, definindo quais pontos turísticos e atrações são prioritários e quais podem ser deixados para segundo plano.

Além disso, conhecer a cultura também permite que você se prepare antecipadamente para as riquezas culinárias típicas de cada cidade. Com isso, você não corre o risco de deixar o Peru sem provar um legítimo ceviche, nem sai de Cartagena sem experimentar a tradicional arepa colombiana.

4. Trace uma rota otimizada

Caso você pretenda visitar mais de um país ou cidade, saiba que é possível traçar roteiros otimizados e inteligentes para que você perca menos tempo em deslocamentos e, desse modo, conheça mais lugares em um menor período de tempo.

Por exemplo, se seu destino for a Argentina, é possível visitar a capital e conhecer muitas vinícolas em cidades próximas — tudo em um mesmo roteiro. No Chile, é possível partir de Santiago rumo ao Deserto do Atacama e, de quebra, subir até o Salar do Uyuni, o famoso deserto de sal boliviano que rende fotos incríveis proporcionadas pela ilusão de ótica.

Por isso, pesquise bastante — os blogs de viagens são excelentes ferramentas para isso — e aproveite o máximo possível de experiências que a América do Sul pode lhe proporcionar.  

Quais os melhores destinos na América do Sul?

Agora que você leu nossas dicas, já deve ter alguns destinos em mente para visitar. Para te ajudar ainda mais, vamos falar um pouco sobre algumas das cidades mais incríveis para conhecer na América do Sul. Confira!

Machu Picchu

Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, a cidade perdida dos Incas atrai turistas do mundo inteiro em busca de uma renovação espiritual que só a junção entre natureza e história pode proporcionar.

Além disso, lá você pode fazer trilhas — há opções para todos os condicionamentos físicos, de leves caminhadas a trekkings mais aventureiros — ou descansar enquanto observa o pôr do sol em Águas Calientes.

Pacotes de viagem para Machu Picchu

Atacama

Localizado no norte do Chile e com cerca de 1000 km de extensão, o deserto do Atacama é o mais alto e o mais seco do mundo, atraindo visitantes durante todo o ano.

Muitos descrevem o Atacama como uma “paisagem de outro planeta”, e isso não é à toa: as formações rochosas, os gêiseres, os salares e o céu estrelado do local compõem um cenário de tirar o fôlego de qualquer pessoa. Não deixe de visitar o colorido Vale da Lua e os famosos Geysers del Tatio, uma região repleta de minivulcões que expelem água fervente.   

Pacotes de viagem para o Atacama

Cartagena

Se o que você deseja é praia e calor, Cartagena é o destino perfeito, já que lá faz muito sol o ano inteiro. Visite a Playa Blanca e desfrute das areias finas e águas cristalinas típicas do Caribe.

E nem só de praia vive essa cidade colombiana: seu centro histórico, que foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1984, é rodeado de muralhas e esconde ruelas coloridas cheias de riquezas culturais.

Do alto das muralhas, não deixe de provar uma típica arepa colombiana e o tradicional café do país, enquanto assiste a um pôr do sol inesquecível.    

Pacotes de viagem para Colômbia

Patagônia

A primeira coisa que você deve saber sobre a Patagônia é que ela é dividida em duas porções: uma chilena e uma argentina.

A parte argentina recebe muitos turistas, já que conta com os aeroportos de El Calafate e Ushuaia, além de uma excelente infraestrutura. Porém, a parte chilena também oferece experiências únicas — o Parque Nacional de Torres del Paine é considerado um dos parques mais impressionantes do mundo.

Independentemente de qual porção você escolher (visitar as duas é uma ótima opção), a Patagônia proporciona experiências únicas que só a natureza e a distância do caos do dia a dia podem oferecer.

Pacotes de viagem Patagônia Argentina / Pacotes de viagem Patagônia Chilena / Pacotes de viagem na Patagônia Cruzeiros

Jalapão

Por último, não poderíamos deixar de citar um destino brasileiro, já que nosso país é mundialmente conhecido por seus pontos turísticos.

Localizada no estado de Tocantins, a região do Jalapão encanta turistas apaixonados pela natureza. A mistura entre o cerrado, dunas alaranjadas, rios e cachoeiras proporciona um cenário impressionante — tudo isso sem ter que sair do Brasil.   

Pacotes de viagem para o Jalapão

Não é preciso ir muito longe para viver experiências únicas em uma viagem. Os destinos da América do Sul proporcionam paisagens inesquecíveis e trocas de cultura que você levará consigo a vida inteira.

Além disso, viajar pela América do Sul demanda poucas horas de deslocamento e dispensa burocracias, já que brasileiros não precisam de visto — nem mesmo passaporte, apenas um RG com foto recente basta — para conhecer a maior parte do continente.

E então, agora que você já sabe mais sobre os melhores destinos na América do Sul, já decidiu para onde quer ir? Se você estiver pensando em ir para o Peru e gosta de experiências diferentes, não deixe de ler nosso artigo sobre o Peru Ecocamp, uma excelente opção de hospedagem em Machu Picchu  e verifique este link.

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário