No momento, você está visualizando Viagem para Antartica: por que conhecer esse lugar incrível

Viagem para Antartica: por que conhecer esse lugar incrível

Um continente imenso, frio, inóspito, praticamente desabitado por humanos, isolado, com espécies raras de animais e temperaturas extremas. Tudo isso já justificaria a procura por pacotes de viagem para Antartica, não é mesmo? Mas o continente gelado oferece mais do que isso!

Os mistérios dessa região selvagem atraem cada vez mais turistas apaixonados por aventuras e por experiências únicas e marcantes, que nenhum outro lugar do mundo proporciona.

Neste post, vamos mostrar as principais características e todos os motivos para convencê-lo a embarcar em uma viagem para Antartica. Acompanhe a leitura!

Localização da Antartica

Situada no círculo polar antártico, a Antártida ou Antártica, é um dos maiores continentes em extensão — cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados — e o mais meridional. Está localizado no extremo Polo Sul da Terra.

Como se trata de um lugar remoto e praticamente desabitado por humanos, exceto exploradores e cientistas, o acesso até a região é controlado pelas autoridades e extremamente difícil devido às condições climáticas e geográficas.

Mas nem a dificuldade para alcançar o polo sul impede os amantes do turismo de natureza de conhecerem essa belíssima região. Pelo contrário, existem diversas opções disponíveis de pacotes de viagem para a Antártica. E a aventura, com certeza, vai valer a pena. Entenda todos os motivos.

Como chegar ao Polo Sul

É possível chegar à região por navio ou avião. Na verdade, o acesso por mar é a maneira mais usual de alcançar o continente antártico. A navegação em cruzeiros de luxo para a Antártida parte da cidade portuária de Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina.

No entanto, a embarcação deve ser especial, com casco reforçado e desenvolvido para abrir caminho em um cenário no qual predominam icebergs gigantes e grandes blocos de gelo.

A Quark Expeditions é uma rede de cruzeiros especializada em viagens em ambientes polares e conta com navios preparados e bem equipados para glaciares. Vencedora de alguns prêmios ao longo dos últimos anos, como o Travel Weekly Magellan Award, conta com uma equipe com mais de 30 anos de experiência e as expedições oferecem vivências únicas.

Se esta for sua primeira visita, o roteiro clássico ‘Antarctic Explorer’ oferece o melhor da deslumbrante Península Antártica em 11 dias. Atravessando a famosa Passagem de Drake, a viagem para a Antártida explora ambientes naturais majestosos. A bordo, há ainda palestras sobre história, biologia e glaciologia com especialistas polares.

Também há possibilidade de pegar um voo de cerca de 2 horas, que pode sair da cidade de Ushuaia ou de Punta Arenas.

Melhor época para viagem para Antartica

Geralmente, a época mais indicada para conhecer a região é durante o verão, que vai de novembro até março em função das condições de navegação. Nesses meses, a observação das colônias de pinguins e de espécies marinhas costuma ser mais fácil. Além disso, os icebergs ganham cores mais vívidas e brilhantes. 

Como é o clima no continente antártico

O ar da Antartica é seco e sem poluição. Os ventos fortes predominam no local e a temperatura no interior do continente varia entre -30ºC a -65ºC. Já a média na região costeira durante o verão é de -10 °C.

Principais atrativos do continente gelado

Conheça agora os motivos pelos quais vale a pena programar uma viagem para conhecer a Antartica!

Icebergs

Os icebergs são, obviamente, uma das grandes atrações da Antártida. Esculpidos pela chuva e pelos ventos em vários formatos e com tamanhos que impressionam, eles adquirem cores variadas ao longo do dia conforme a quantidade de luz, passando pelas cores azul, rosa e, até mesmo, verde.

Viagem para Antartica

Colônias de pinguins

Como não podia deixar de ser, os pinguins são as mascotes do continente. Essas aves desajeitadas e simpáticas vivem em uma espécie de colônia e são muito observadas por visitantes e por cientistas, que estudam o seu comportamento, interação com o meio e outros aspectos biológicos.

Existem várias espécies deles — Rei, Imperador, de Magalhães, Macarroni, Gentoo, etc. — espalhadas ao longo do continente e de ilhas como a do Rei Jorge, a da Meia Lua e a do Yankee Harbour.

Fauna

Além dos pinguins, a fauna antártica é composta por animais como leões-marinhos, baleias, orcas, focas e aves migratórias, dentre outros curiosos habitantes da região.

Essas espécies são observadas de perto nas expedições de barco e rendem centenas de fotografias por parte dos turistas, que ficam impressionados com tanta beleza.

Paisagens remotas

A Antártida é cenário de paisagens primitivas e inóspitas. As condições de vida são extremas e somente as espécies que se adaptaram a um clima tão adverso conseguem sobreviver.

As formações naturais da região dão origem a um cenário único e encantador, como nenhum outro lugar do mundo. Por isso, aproveite cada instante para contemplar as belezas locais e fotografar tudo o que puder.

Aventura e exploração

As expedições oferecem variadas opções de aventuras, como mergulhos nas suas águas frias e passeios até a famosa Deception Island, ilha que contém um vulcão ativo em seu interior.

Outra grande aventura obrigatória é a travessia pelo Mar de Drake, local de encontro entre os oceanos Atlântico e Pacífico e que faz parte da rota do extremo sul do continente até a Antartica.


A passagem pelo Drake é desafiadora e igualmente espetacular, sempre acompanhada por imensas geleiras. No entanto, os navios da Quark Expeditions são confortáveis e foram devidamente projetados para navegar pela região.

A região antártica é formada por diversas ilhas, como Ilha Rei George, Ilhas Sub-Antártidas Macquarie,Ilha Peter, Ilhas Falkland e as famosas Bases Antárticas. Em todas estão localizadas estações ou bases científicas pertencentes a diferentes países. A Venturas oferece passeios para bela Ilha Geórgia do Sul.

DICA VENTURAS – COMBINE COM GEÓRGIA DO SUL

Se você tem mais tempo, recomendamos fortemente a viagem de 18 dias que se estende às ilhas Geórgia do Sul, definitivamente a maior concentração de vida silvestre e lar dos belíssimos Pinguins-Rei.

Novos conhecimentos e muita cultura

A viagem temática também proporciona amplo conhecimento em diversas áreas, tais como astronomia, biologia, preservação do ambiente, história, formação do continente, etc. Especialistas transmitem informações aos turistas e, além disso, as embarcações também contam com pequenas bibliotecas para os viajantes mais curiosos.

Não se trata apenas de um passeio ou de uma simples viagem, os cruzeiros para Antártida são uma expedição. Por isso, conhecer esse continente é um marco na vida de qualquer pessoa. Mas, para que tudo saia bem e conforme o esperado, a viagem deve ser planejada e assessorada por uma agência de turismo confiável.

Uma agência oferece comodidade e segurança em seus pacotes de viagem para Antártida, além de parcerias seguras para montar todo o roteiro conforme as suas preferências e, é claro, levar tranquilidade ao passeio.

Por isso, não perca tempo e comece a planejar já a sua viagem para o continente branco! Saiba mais sobre como escolher uma agência de turismo confiável!

Banner | Blog Venturas Viagens

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário